segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Barbie vs. susie

Não é um post sobre bonecas humanas... Meio que não mais nada para escrever sobre isso além de coisas repetitivas...
...
Não gente, sem novidades sobre o mundo nada cor-de-rosa
...
Isso é sobre a Mattel vs. a empresa brasileira Estrela que criou a Susi
...
Susi para quem não se lembra era um tipo de versão brasileira da Barbie que fez muito sucesso aqui no Brasil, chegando a cutucar a Barbie por traz ( ͡° ͜ʖ ͡°)
...
O que isso tem de interessante?

Deixa eu tentar explicar, senta aí que o babado é um tanto forte




Eu tive duas bonecas da Susi Estrela original, e eu amava
Eu achava o corpo dela interessante em comparação as outras bonecas da época, a Susi tinha aquela barriguinha sexy e um rosto... Sexy também, eu nunca tinha visto boneca assim
Eu lembro que eu pegava rímel e pintava o cabelo da boneca porque eu achava aquele loiro muito sem graça... Dai eu pintava o cabelo de preto e pintava a boca também... Ficava bem gótica, eu amava!
Um dia um menino filho de uma amiga minha... Que já na época começou a dar os sinais que era do mundo feminino (ainda não saiu do armário, 13 anos e ainda parece confuso... Estou na torcida para tudo ir bem) e amava brincar com as minha bonecas... Um dia eu dormi e o filho de uma mãe decidiu fazer os mesmo que eu fazia nas minhas Barbies, enquanto eu dormia na cama, ele no chão pegou tinta e manchou todas as minhas bonecas... Eu fiquei furiosa, mas não tinha como salvar, a tinta não saia do corpo das Bonecas (a vadia não sabe pintar cabelo???), eu perdi todas elas... Mas eu já estava na pre-adocelencia e nesse época eu já estava perdendo interesse por Barbies... Começar interesse por meninos? Não, na época eu comecei a ter interesse por ciência e pseudociências sobre o fim do mundo (e daí que é só 0,00000001 de chance acontecer? Eu quero ver sangue!)
Eu troquei minhas bonecas por uma coleção completa de livros de ciência e arte da era escura da humanidade


.............................
Bem... Mas não sei se vocês perceberam, não se vende mais Susis por ai
Qual foi a última vez que você viu uma Susi em uma prateleira de uma loja de brinquedos mofando?
Para você saber a Susi não é uma criação 100% brasileira... Na verdade tudo de pop que não temos não é 100% brasileiro... Isso explica porque a Susi é loira de olhos azuis
A boneca é um tipo de inspiração ou versão 2.0 de uma boneca da Inglaterra chamada “Sindy”, de acordo com o blog “Casa do Povo Antiquário”, a boneca foi feita para competir com a Barbie (tentativa frustrada, porém a Barbie perdeu para as monstrinhas da escola, que perderam para as princesas e vilã... Uma coisa doida, não entendo essas bonecas modernas)
Eles pegaram a Sindi e transformaram em Susi na versão brasileira, a boneca teve autos e baixos e teve sua maior alta em 1997, nessa época ela era uma das bonecas mais bem vendidas e ficou assim por alguns anos, até que simplesmente sumiu das prateleiras

Nesses autos e baixos e finalmente a sua morte?
Perda para a Barbie? Pior que isso


Briga de meninas mimadas
Empresas as vezes conseguem ser mais infantis do que briga de meninas adolescentes, fazendo contratos estranhos, ou dando uma de Google e saindo por ai boicotando as concorrentes com medo de perder
Por mais que a Barbie na época e até hoje ainda pode ser a boneca mais vendida do mundo, aqui no Brasil ela sentiu que a competição não estava ganha com a Susi no mercado
A Susi chamou atenção de muita gente virando um tipo de modismo, além do mais a Barbie sempre foi aquela boneca cara, enquanto a Susi tinha um preço mais acessível... Nisso os pais levavam a Susi para casa como uma “substituta” para a Barbie, nisso crianças poderiam odiar, mas muitas amavam
A Mattel viu isso e então foi até a estrela... E fizeram um acordo que enterrou a Susi... Você não vai acreditar
Veja esse trecho tirado do site ConJur

"A Estrela afirma que pelo contrato assinado com o grupo Mattel, ganhou autorização para licenciar, com exclusividade, produtos da multinacional no Brasil. Em troca, assumiu o compromisso de retirar do mercado alguns de seus brinquedos para eliminar a concorrência com a maior fabricante mundial de brinquedos. Um desses produtos foi a boneca Susi, que ficou longe das prateleiras das lojas por 12 anos, entre 1985 e 1997. Só retornou ao mercado quando Mattel e Estrela romperam acordo de produção da Barbie."

Você leu certo, a Estrela fechou um contrato com a Mattel e esse contrato faria com que a Estrela tirasse produtos deles do mercado para abrir portas para a Mattel no Brasil, um desse Brinquedos era a Susi, foi quado a Barbie entrou com força e fudeu tudo
Ao invez de apenas aliviar para a empresa ginga concorrente e criar um mercado livre, a Mattel se instalou como um virus e tirou o espaço da estrela


"[...]  Mattel revendeu os produtos para a empresa brasileira e a obrigou a assinar documento como se a operação não houvesse acontecido. Apontou, ainda, que o grupo americano aliciou seus empregados, suspendeu o contrato assinado, se negou a enviar produtos importados e impediu que a Estrela mantivesse a produção nacional."

Olha só... Mattel filha da puta! Gente, o que é isso! Que coisa de norte-americano! 
Porém isso não foi provado, de acrodo com os advogados sem coração disseram que não tinha como propvar que esse contrato foi feito por má fé


"De acordo com a documentação, a Estrela gastou cerca de R$ 3, 668 milhões com a recolocação da boneca Barbi no mercado nacional e investiu R$ 1,273 milhão com equipamentos e moldes para produzir outros brinquedos da marca norte-americana, além de desembolsar R$ 36,357 milhões com publicidade dos produtos da Mattel."


Gente, o que é isso que eu li? A Estrela fez isso? Que auto-traição é essa?

Lendo o texto do blog ConJur meio que dá para entender o que o contratado ia fazer de bom para o lado da Estrela, e a Estrela não estava muito bem na época, ela já estava mal por causa do Color e a falsificação Chinesa
...
Saibam vocês que hoje a Estrela tem fabricas na China porque não aguentou os obstaculos do Brasil (que só nos prejudica)... A Mattel pelo jeito também deve fazer isso... Na verdade faz, os bonecos da Monster High e aquelas do Rebelde e royal (qual o nome? Minha irmã gosta mas eu não consegui ter interesse) são todos feitos em países que... Digamos... A "mão do trabalho é mais barata"

Sobre isso, ai a culpa não é 100% da Mattel, mas o contrato ajudou a fazer com que brinquedos perdessem a notarialidade e ajudaram sim a Mattel a ter poder por aqui, o contrato seria bom e poderia ajudar os dois lados... Se tivesse um acordo amigável entre as empresas, mas a Mattel estava mais ocupada de fazer seu monopólio e a Estrela de pagar as contas

Agora você sabe porque a Susi sumiu dos mercados, e porque você só encontra produtos falsificados ou produtos antigos... Foi porque a Barbie pediu para seu papai... Mattel que desse um jeito na Susi... Ai o papai Mattel passou uma perna no pai da Susi, a Estrela... O pai da Susi já não estava bem na época e isso fez com que a Susi se ferrasse e sumisse...

Mas vamos combinar uma coisa, a Susi era mais interessante do que a Barbie, ela tinha mais acessórios que a Barbie, a Susi tinha até academia 
Se a Susi tivesse uma grande empresa por trás, fizesse mais propaganda e filmes... Pois não existe filme das Susi (não que eu saiba) ela teria construído seu monopólio 
...


8 comentários:

  1. Eu nunca tive uma Susi, mais minha sogra tem! E eu acho a Susi voluptuosa, ela é uma boneca diferente, eu não sabia que ela era uma cópia brasileira de outra boneca (brasileiro parece que não tem inspiração própria). O post ficou muito bom! A Mattel é mais infantil que as crianças que compram os brinquedos...
    E quanto ao fim do mundo, não se preocupe, ele vai acabar! Eu sei que você não acredita na bíblia mais vou recomendar o livro do Apocalipse (que esta na bíblia), não precisa acreditar apenas leia, independente de você acreditar ou não, o mundo vai acabar! E seguindo as escrituras que estão no livro (da bíblia) de Mateus capítulo 24 é possível afirmar que o fim está mais próximo do que imaginamos os sinais estão aí, só não vê quem não crê.
    Desculpe por meu comentário terminar em discussão teológica, mais é que você falou em fim do mundo e eu me empolguei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus te ama tanto que ainda te permite respirar, escrever aqui, e ser atéia.
      Eu amo ateus! Amo você como uma irmã menor, você é uma garota incrível, e isso não é puxasaquismo!
      Você está certa! Tem todo o direito de crer no que quiser, eu não sou religiosa, eu sou uma pessoa que acredita no Deus da bíblia.
      Eu em momento algum quis impor um ideologia, em momento algum quis que alguém se sentisse mal com as coisas que eu disse, e se isso aconteceu eu peço desculpas! Mais você fala tanto em liberdade de expressão que eu erroneamente achei que poderia falar sobre minha crença aqui sem que isso fosse um problema. Isso não irá mais acontecer, não falo mais de bíblia aqui.

      Excluir
  2. Sabe qual a diferença entre a Susi e a Barbie?
    A Susi tem corpo de pré-adolescente e rosto de criança, e a Barbie é uma mulher completa.
    Logo a Mattel -que entende muito bem de psicologia infantil- soube que uma criança se identifica mais com a imagem de outra criança do que com a imagem de um adulto, e de uma forma cruel tirou a Susi do mercado.
    Isso é maldade demais, tem gente que é apaixonado pela Susi, como eu que sempre quis uma -e você já sabe que eu era uma criança pobre- e nunca pude comprar, e hoje que tenho dinheiro pra superar minha carência de infância não acho mais uma Susi pra chamar de minha!
    Como eu disse antes, creio que necessito de terapia para reparar a falta de brinquedos da minha infância.

    ;(

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive Barbies, me lembro que eu tinha uma que era noiva. Minha mãe me escondeu, por anos. Tinha até uma pecinha atrás das costas, q vazia ela levantar os braços. ( nhaaaai <3 )
    Também depois que peguei, fiz miséria kkk. Eu brinquei de barbie, e de outros brinquedos até os 15. Siim, eu brinquei. E eu gosto disso. Até hoje assisto desenhos, ao invés de novelas. A Susi era fofa, eu tinha uma. E nem sei o que houve com ela... :(

    ResponderExcluir
  4. Eu não acho a Susie bonita, ela parecia um daqueles bebezões em corpo de menina, mas aquela morena era muito bonita, e a conspiração da mattel é tão grande que só vejo elas nas vendas, até os bonecos masculinos são da mattel.
    Eu não gosto da susie, mas eu para cinco, certamente o cinco ganha e a estrela faz sucesso, os brasileiros são tão ingenuos que da desgosto, não conhecem os americanos o suficiente? Trolam o mundo e o povo continua indo atrás.
    E uma coisa a parte, sobre os outros comentários kkkkk não acho interessante uma pessoa mudar sua opinião, acho bom uma pessoa dar um opinião sem tentar mudar a alheia, viva o livre arbítrio? Sim, viva

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Tenho uma susi super gotica em casa e outra mais limpa, pq eu usava caneta pra maquiar, agora estou procurando formas de suavizar as rabisqueiras que fiz nelas xD

    Eu gostava de mais da Susi pq ela era muito, muito linda! Ela tinha aquele corpo quadradinho, de curvas suaves e sandálias tipo melissa!!! Sim! Aquela melissa que a gente usava com meia 3/4 colorida! (É, eu usei isso, tenho a meia até hoje!) Se nao estou enganada, repaginaram a susi recentemente e ela ficou bem... comum.

    As bonecas novas estão vindo com uma caracteristica que eu gosto que é a presença de articulações. Claro que nao chegarão aos pés de ABJD com suas juntas duplas e tudo mais, más já são uma grande mudança pra quem faz repaint e gosta de colocar suas recriações em poses.

    Sobre o fim do mundo.... na e´poca em que vc queria saber sobre apocalipse, eu estava tentando aprender a desenhar mangá! xDDD

    ResponderExcluir
  6. Que loucura, eu nunca tive uma susi, tinha várias barbies, ainda tenho guardadas e amava elas, parecem novinhas até hoje! Eu não me interessava na susi, achava legal mas minha praia era barbie heuehuaha eu to rindo muito com a sua matéria, mesmo que seja sobre algo sujo e insano, eu gosto de ler sua opinião e isso ficou tão bem humorado. De fato, é uma briga de garotinhas mimadas.

    ResponderExcluir
  7. Susi surgiu na verdade da boneca Taffy americana, fizeram então a Susi Brasileira e a Sindy europeia que é feita até hoje como era antigamente, pela pedigree.
    A primeira Susi era uma cópia (Autorizada) da Taffy, depois ela foi mudada drasticamente ganhando aqueles olhos de vidro. A primeira Taffy/Susi de olhos pintados foi lançada das terras tupiniquins em 1966, e antes dos anos 70 já tinham substituído pelo novo modelo, que me lembra aquelas BondGirl (filme 007) dos anos 60 hahah.. E só os brasileiros criaram essa versão diferentona. Os gringos colecionadores enlouquecem querendo uma Susi brasileira antiga. As mais bonitas, para mim são as dos anos 70.
    Mas quando eu era nova, só tive barbies (da estrela) e achava a Susi estranha, até pq na fase que ganhava barbies a susi deu uma pausa.. depois quando voltou, voltou muito cabeçuda e detestei, e tb já era adolescente.
    Mas hoje acho a Susi muito mais bonita que a Barbie, disparado. Fora que eram bonecas extremamente resistentes, não como as Barbies que apodreciam
    OBS: a barbie tb tinha academia, eu tinha nos anos 80

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...