segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Deficientes podem ser idiotas" - Michael J. Fox

Michael J. Fox é um ator, que é mais conhecido no Brasil por causa do incrível filme "De Volta Para o Futuro", esse cara no gif. é ele dançando agarrado com o Jimmy Fallon, é que o tempo passa e ele envelheceu (se caso você não reconheceu a pessoa). Bem, ele foi diagnosticado com Mal de Parkinson em 91, ele na época só tinha 30 anos (sim, é possível ter essa doença com essa idade), a doença prejudicou não só a vida dele, mas também sua carreira, mas ele não parou de viver e nem de trabalhar... E ai aconteceu algo que me chamou a atenção...





Mas antes... Ele era muito gato quando jovem! Que isso!? Eu usava os dois lados do meu cérebro para ver esse filme, o lado do raciocino para ver o filme, e o da emoção para ver... ele...

Olha que... Hummmnahanhanaha... 

Bem , voltando o texto... Nem sei porque compartilha isso... Mas enfim, vamos ao texto


“Isso é engraçado pois sempre que vão representar o papel do deficiente em um show ou qualquer coisa do tipo na televisão, eles tendem a buscar ser sentimentais, acompanhado com uma suave música de piano ao fundo, mas eu queria provar que as pessoas que tem alguma deficiência podem ser idiotas também. Mesmo que você queria sentir pena, ele continua sendo um imbecil, isso sendo intencional ou não. Eu acho que ele (o personagem dele) é puro de coração, eu acho que ele apenas quer ganhar de qualquer jeito e isso pode ser visto como algo falho, ele vai acabar se tornando alguém mais ativo, e no final ele irá se prevalecer”



Você deve saber o quanto as pessoas se apegam com facilidade o ato se identificar as coisas através do preconceito, dizer que um é bom ou mal, do modo mais fácil, apenas olhando e dizendo. E que sobre deficientes, maior parte das pessoas preferem ter pena, do que ter algum olhar mais crítico sobre a pessoa, até esquecem que se trata de uma pessoa, e passa a ver como uma atração. Esquecem que a pessoa ainda tem um cérebro que pensa e que toma decisões e por isso pode ser levado a sério como qualquer um...
Quando ele disse que “deficientes podem ser idiotas”, ele quebra esse ciclo de pena ou rejeição, e toma uma posição crítica... Mas olha, ele deve saber melhor que todo mundo do que é viver na pele de um deficiente, do que é sentir as pessoas fechando as portas por acreditar que ele não tem condições sem antes descobrir se ele realmente tem, ou trata-lo como um bebe indefeso.
 Deficientes físicos são pessoas, elas têm limitações físicas, mas a mente continua trabalhando muito bem, e o que torna uma pessoa uma pessoa, e logo a diferencia dos outros animais, é a capacidade de questionar, de saber que existe, de saber diferenciar coisas, e eles têm tudo isso.
Você consegue enxergar em alguém que tem alguma deficiência física uma pessoa humana, e trata-la como uma pessoa, e não como uma atração? De critica-la bem ou mal por suas ações, e não porque algo falta nela?
Ou o que faz uma pessoa completa para você é ter todas as partes do corpo, o cérebro seria apenas um bônus?
Deficiente podem ser idiotas, eles podem cometer erros, podem acertar, podem magoar pessoas, podem sentir emoções e confortar pessoas.... Como qualquer pessoa... PORQUE SÃO PESSOAS
Mas parece que as pessoas não estão prontas para ver isso, preferem se apegar aquilo, a aparência, a estereótipos, e achar que estão defendendo coitados quando querem que ele não diga a palavra “idiota” para descrever (o que pode ser um) deficiente físicos...
Serio que isso é justiça social?
É assim que se trabalha por igualdade?
Mas isso é apenas no social
No mundo real, esses mesmos defensores do que seria o bom senso, tão se fudendo para como os deficientes tão vivendo, cadê essas pessoas para defender vagas para deficientes? Para adaptar o mundo? Para abrir vagas aonde eles conseguiram trabalhar? Para conseguir cadeiras de rodas para quem precisa?
Defender em rede social todo mundo faz, até eu...



4 comentários:

  1. Olá Cecy!


    Quando a deficiência não atinge a mente não há motivos para tratar a pessoa de forma diferente, eles não gostam.
    Quando existe uma deficiência ou retardo mental é preciso tratar a pessoa com mais atenção e carinho.
    Preconceito nos dois casos é totalmente desnecessário!

    Exemplo 1- deficiência física.
    Tínhamos um amigo aqui perto, gente fina, nosso vizinho, a mãe não o vacinou e ele teve paralisia infantil, mexe só a cabeça, um pouco os braços e alguns dedos, usa uma cadeira de rodas motorizada para ir à qualquer lugar sozinho, ele estudou e conseguiu se formar, e o cara é um gênio da comunicação, entende tudo de computadores, ele tem um estúdio, e acredite, faz tudo sozinho, trabalha com as rádios e mídias digitais, artes, aparelhos de última geração, tem uma rádio própria onde é locutor, faz gravações e outras coisas que não sou capaz de entender, e o mais importante: ele ODEIA que alguém o trate de forma diferente, quando um "distraído" o faz, leva bronca na lata!
    Ele se casou com uma moça, saiu da casa da mãe e foi morar em outra cidade onde conseguiu expandir seu negócio, e a mãe vendeu a casa e também foi embora.
    Quando nosso amigo cadeirante vem nos visitar é uma zoeira sem fim, e eu fico de fora só observando meu marido e ele conversando. Falam mal dos políticos, falam bem das mulheres, riem da barriga grande um do outro, criticam os times de futebol, falam sobre negócios, reclamam do desgoverno do pt, como quaisquer outros amigos fazem.
    Diante disso concluo que a deficiência física é um detalhe realmente irrelevante.

    Exemplo 2- deficiência mental.
    Eu tenho um tio cinquentão que tem síndrome de down.
    E sim, nesse caso ele apresenta uma deficiência mental, não fala (é monossilábico) precisa de ajuda para tomar banho e se vestir, nunca sai sozinho por motivos de segurança pessoal, chegou a frequentar uma escola para crianças especias, mas não conseguiu se adaptar com as outras crianças e a família decidiu que ele não iria mais, adora refrigerante e cerveja, ama tomar banho de perfume literalmente(por isso o guarda-roupas dele é trancado à chave), gosta de andar sempre elegante -não importa se é domingo e ele não vai sair, tem que estar cheiroso e bem vestido- é fã de assistir novelas, e é inocente como uma eterna criança.
    Todos nós o tratamos de forma diferente, com excesso de amor, com muitos sorrisos e superproteção, porque é mais que essencial nos esforçarmos para atender a todas as suas necessidades para que ele tenha uma vida digna independentemente de sua deficiência, ele é especial.


    Ps: Eu ri da Christina, o que é isso moça, vai devagar!


    Beijinhos ❤

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que concordar com ele, muitas vezes tratam deficientes de forma diferente so pela condição. Deficientes também podem ser preconceituosos.
    Só acho que ele poderia ter falado isso de maneira mais "leve"...

    ResponderExcluir
  4. Oi Cecy ♡

    Sabe eu tinha um amigo ( acho que ele não quer ter mais a minha amizade ) enfim... que a mãe dele foi diagnóstica com a mesma doença aos 49/50 se não me engano. E foi tipo um baque em toda a família. Eu acredito que são pessoas sim especiais, mas deveriam ser tratadas de maneira normal. E não como um ser de pena, ou dó, eles não precisam nem de pessoas preconceituosas, e nem de pessoas exageradas. Eles precisam ser aceitos da maneira que eles querem se sentir bem...

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...