sábado, 27 de julho de 2019

O Rei Leão: mataram o Hakuna Matata

O maior, mais esperado e mais inutil lançamento desse ano com certeza vai para o"O Rei Leão", o remake do icônico Rei Leão... muita gente ta amando só porque é Disney/Rei leão/Beyonce, mas... eu não gostei, e quero falar sobre isso

Fui assistir pra acompanhar minha irmã no cinema... e de curiosidade também
Eu nem iria olhar pra esse filme até saber que ele estreou com criticas negativas, até começar, estranhamente, a aparecer criticas positivas de outros paises e o Filme subir desesperadamente se sustentar no 50



(vai por mim, tava bem pior do que isso, se eu achar algum print eu ponho aqui, tava menos de 50%, mas de repente começaram a aparecer criticas boas a salvar o filme)

A critica cagou em cima porque tava fedendo pelos motivos que deveriam estar cheirando bem... a animação, tão bem trabalhada, ta morta, chamaram cantores pra fazer as vozes em vez de dubladores e a coisa ficou robotica e amadora, sem falar que o filme vai morrer na sombra do original... mas vai garantir money pra Disney


Mas antes de eu entrar nisso deixa eu explicar o porque esse filme é tão importante pra mim...
...
Rei Leão é sobre superar o passado o abraçando para prosseguir, aprendendo com os seus erros com humildade, e entendendo que você, não importa em que posição está, não é maior, ou menor, que ninguém, e sim faz parte desse... enorme ciclo da vida, e por isso deve se respeitar e respeitar todo mundo
Mano, é um filme lindo demais
A coisa tem de base uma briga de família
Scar é mal porque não consegue aceitar o passado, ele poderia ser rei, mas ele não tem boas intenções, por isso a coroa foi merecida e dada pra Mufasa, ao invés de Scar aceitar e prosseguir, tentando recomeçar uma vida, ou aprender com os erros, virar uma pessoa melhor e então tentar provar que era o certo, e nisso reinar junto com o irmão... NÃO, Scar se torna uma pessoa cheia de magoas, ego ferido e ressentimentos, e pior, ele acredita que merece, só por merecer, como se fosse especial, só por ser, e logo tem motivos pra fazer o que deve, mesmo que isso prejudique outras pessoas
Isso faz a maldade de Scar perder o controle, porque tudo que ele faz, ele cria uma justificativa, que é fazer "justiça" pra si mesmo, mesmo que isso machuque outras pessoas
Já Mufasa entendeu a coisa certa, ele entendeu que ser rei, nesse universo, não é sobre ter poder, mas sim estar numa posição de manter o equilíbrio, de viver pelos outros, por isso ele foi o escolhido, e por isso ele nunca chutou o próprio irmão de vez, porque ele não se via melhor que o irmão, e si... mais capacitado pra liderar...
Mas Scar... bem, vocês conhecem a historia...

Simba teve um trauma, viu o pai morrer, e levou a culpa consigo
Fugiu de casa, encontrou uns hippie que, "aparentemente" o fizeram ignorar toda a responsabilidade, mas na verdade Timão e Pumba tem um outro peso na historia, mas pera, ja falo nisso
Simba entra em negação, e faz de tudo pra tentar esquecer o passado, mas nada pode apagar as coisas que estão marcadas na historia dele e nem pode cortar os laços que ele tem na vida das outras pessoas, pois o ciclo da vida faz com que tudo que você faz tenha consequência na vida dos outros, pois tudo esta conectado, ele não pode ignorar a própria historia e nem fugir da teia que o prende a aqueles que depende dele
O momento mais forte do filme começa a nascer Nala confronta ele o contando sobre a merda enorme que estava acontecendo, e que era responsabilidade dele ir resolver, ai ele tenta fugir disso, e ai o Rafiki entra, arrasta ele pra um DR com o pai, que na verdade é um conflito pessoal consigo mesmo, ele vê a imagem, os ensinamentos e a herança emocional que o pai o deixou refletido nas próprias cicatrizes e é forçado a encarar os próprias dores e responsabilidade e virar homem e voltar pra casa
Esse momento (que, pra quem ta perdida, quando o pai dele aparece la nas nuvens la), é rápido, mas é super intenso, é mais intenso que a morte do pai dele, e é uma das cenas mais intensas de desenhos que eu já assisti, o Simba não poderia escolher um "eu não posso", porque não tem essa, ele "é o Simba", dono da própria historia, e nada pode tirar isso dele, nem ele, se ele continuasse fugindo, isso ia ficar la, acumulando, até ele levantar e fazer alguma coisa, mas todo mundo que tivesse ligado a ele iria sofrer, sabe?
Dai Simba levanta a cabeça e corre reto pro passado... pra tentar construir um futuro
Timão e Bumba não são dois hippies irresponsáveis que ajudariam o Simba a fugir do passado
Na verdade os dois ajudaram ao Simba recomeçar, sobreviver e a continuar a construir o seu caráter
O Simba era uma criança idiota e fácil de influenciar, o começo do filme mostra isso, era só falar pra ele "se quer ser o bonzão? Faz essa merda ai" e ele ia, se ele não tomasse uma lição pra virar homem ele teria virado um rei de merda
A morte do pai tacou na cabeça do Simba que ele e nem ninguém é imortal, o pai já dizia "respeita até as gazela que um dia se vai morrer, virar grama e elas vão te comer e te cagar seu muleque" e ele "eh nada, so leão, e o que eu quero mais é se rei", ai o pai morre, o mundo dele acaba
Ai ele conhece duas... "possíveis presas", e ai ele já é adotado, e tem que adotar os dois como familiares, isso é, Timão e Bumba, duas presas, coisas que ele comeria em 2segundos, ele teve que aceitar como iguais a ele, e até como autoridade, já que eles eram como os "tutores" de Simba, ai Simba aprendeu a ter respeito e compaixão não só as eles, mas aos outros animais, que poderiam muito bem ser tidos como alimentos, porque eles os viu como pessoas com sentimentos, e que importam, assim como ele
Além de perceber que ele pode comer outras coisas, que ha outros meios de sobreviver, sem machucar ninguém (pobres insetos), comendo junto com aqueles que... poderiam ser... alimentos...
Comer na mesa junto com os plebeus, porque... somos todos iguais, então respeita
Uma das preocupações é sobre caçar, os leões do reino tinham esse acordo com os outros animais de caçar só pra sobreviver, e não pelo prazer, e por isso as Ienas e alguns leões foram banidos, porque não sabiam respeitar os outros animais, criando um desequilibro

Hakuna Matata não é sobre esquecer os problemas, por mais que a musica fale sobre isso, mas sim sobre lidar melhor com eles, não deixar suas dores te machucar e te pressionar até você se sentir pequeno, perdido no deserto e pronto pra desistir de viver, mas é sobre sim respirar, tentar sorrir, porque a vida é pra viver feliz, e então tentar aprender com seus problemas e recomeçar de uma forma leve...

mas é
Sai de leãozinho mimado, ele voltou pra casa como um leão "humanizado"

A prova de que ele se tornou alguém cheio de compaixão foi quando ele poupou a vida do Tio, o permitindo ter as mesmas possibilidade de fugir agora e aprender amanha do que ele
Mas é ai que vemos o desenho do ying yang desenhando no filme... o Scar é o contrario do Mufasa e do Simba, e o que torna pior... é que ele não consegue enxergar isso, e nem o porque isso o torna mal... ele não tem capacidade de ser humilde e aprender

 Esse não é um filme sobre vingança, mas sim sobre prosseguir, de tentar consertar as coisas
....



MAS TA
Fui la eu, numa teimosia, querendo provar que os críticos estavam errados, pra mim mesma, porque não era possível a Disney destruir o filme depois de tanto hype e dinheiro investido, eu não fiquei ouvindo sobre isso o ano todo pra ser ruim, eu fui com expectativas positivas querendo ver uma versão melhor que o original... e me decepcionei...

Mas... vamos analisar... no meu ponto de vista
Pra começo de conversa a Disney fede demais
Todo mundo sabe que o Rei Leão é uma historia roubada de um desenho japonês, na qual eles nunca deram nenhum credito e nenhum centavo aos criadores originais


(O rei leão é plagio do "the kimba")

Não seria um problema o filme ser um remake, porque a versão da Disney é melhor que a versão japonesa em vários aspectos (menos em originalidade hehe), mas eles poderiam muito bem serem pessoas honestas, admitirem e dar créditos e dinheiro aos criadores originais da historia, não ha vergonha de se inspirar ou fazer versões se elas forem boas, MAS NÃO, A DISNEY NUNCA TEVE CARÁTER
E não é só sobre o Rei Leão, a Disney, maior parte de suas produções, são puro plagio, ou se são originais, são coisas não lá muito boas
Quem faz algo de otimo e original la dentro é a Pixar, isso é inegável, Pixar é uma artista bucetuda que só faz grande produção de tocar o coração, dela só sai arte pura, historias icônicas e super originais
MAS A DISNEY NÃO, A DISNEY NÃO PRESTA TANTO

Agora a Disney, que não é boa em criar, decidiu se copiar, os próprios plágios... ironia? Começou a era de remakes dela... de tentar refazer dinheiro com produções antigas em cima da nova geração que que está começando a criar seus icones, e ai invez de criar novos icones... não... VAMOS RECICLAR
Tão até tirando (Alladin) ou enfiando (A Pequena Seria) diversidade pra criar polêmica, chamar a atenção e lotar cinemas... mas esses remakes SÃO PÉSSIMOS
E conseguiram... CONSEGUIRAM CAGAR EM CIMA DO REI LEÃO
UMA HISTORIA INCRÍVEL, PERSONAGENS ICÔNICOS, CANÇÕES DE CORTAR O CORAÇÃO E FRITAR NA CEBOLA


Mano, eu vi os trechos com a Beyonce... tava meio... estranho....
A coisa é...
É de um lado estratégico
Tudo que a Beyonce toca o mundo todo olha porque ela é a cantora no topo do mundo nesse momento
Mas por outro é desrespeito
Porque... pensem comigo
Beyonce é perfeita, sim, como cantora, é inegável que ela é incrível nos palcos... MAS ELA NÃO É DUBLADORA... isso de enfiar alguém que não é da profissão no meio sempre da merda 
Você não poe um florista pra fazer pão, você não poe um medico pra construir uma casa, você não poe um pedreiro pra trocar um coração... você não põe um cantor pra dublar
Ai você pega um nome, como do Rei Leão, e coloca uma artista mundial, sem ligar se isso vai prejudicar a personagem, mas sim focando na visibilidade de que será enfiar a Beyonce la
DESRESPEITO



A versão brasileira teve a Iza... uma leoa africana com sotaque carioca...
OKEY DISNEY


Mas se fossem só as duas, dava pra engolir, mas os outros dubladores também cagaram feio, tinha gente que tava meio mortos e robóticos
A voz do Mufassa parecia de narrador de conto bíblico, mano, não parecia natural, parecia que literalmente tava lendo um texto, dava pra sentir o Simba forçando a voz pra parecer mais grossa, poucos personagens pareciam naturais, o resto... não tava naquele nivel de super produção sabe, é incrivel que o Brasil tem tanto dublador iconico... não sei quem escolheu esse time... porra... dava pra ver que a coisa não foi bem escolhida

Mas... vocÊs vão me chamar de chata, mas...
Eu não curti 100% as canções...

Cara, pensa comigo
PENSA
A nova versão era pra ser uma versão melhorada do primeiro... não... não superou
Quando começou a musica de abertura, a musica não é mehor do que a original, a versão original é melhor, ao menos no Brasil, ela tem mais emoção, mais interpertação

A versão original, gente, eu tenho as versão BR na minha biblioteca, é incrivel, eu amei essa interpretação



A versão nova... não que tenha ficado ruim... só acho que... ficou meio seca... não... não superou sabe



"O NOSSO CA'minho'..." ai ela desce o tom no meio da palavra caminho... não sei porque, ISSO ME IRRITOU PROFUNDAMENTE..."[perde uns segundos] Nexti cicluUuUuuu NEXTI CICLU [pausa???] sem fim [cantando calma???]" eu no cimena: MANO, QUE? ESSA NÃO É A MUSICA, QUE??? MUDANÇAS... MUDANÇAS???? AQUI??? JA AQUI? POR QUE MUDARAM AQUI???? NÃÃÃÃÃÃ~~AÃÃO MAL COMEÇOU O FILME

Mano, quando eu ouvi a primeira versão, mano... até hoje... eu fico toda mole...
Já a nova versão... é boa sabe...


A que matou foi isso... lembra da versão original do Hakuna Matata... QUEM NÃO LEMBRA... Animação pura, melhor entrada dos personagens, basicamente essa cena disse: Ta vendo esses dois? Você nunca vai esquecer eles:


A versão nova é tipo eles... cantando... e andando na floresta...

Uma coisa é que... o filme não conseguiu atingir a animação do original
Gente, se forem assistir no cinema, peguem o 3d, porque o normal não da, fica muito parado...
A coisa é que na animação 2d, pela Disney encarar como uma realidade de desenho animado, tinha mais movimento, eles se permitiam quebrar regras da natureza, fazendo os personagens "quicar" na tela, entende?
Na nova versão tudo é muito duro, os bichos só ficam correndo na floresta, pra poder respeitar as regras da natureza... Os musicais é basicamente eles andando/correndo e cantando.... porque leão não dança, não sobe em cima dos outros animais, não quebram regras da natureza
Eu acho que isso cagou e muito em tudo
Se eu quissese ver bicho eu assistia algum documentario... se eu fui assistir um filme da Disney EU QUERO MAGIA, os bicho fala, ELES FALA, porque diabos se prender a regra de natureza... JA VIU UM BICHO FALAR? JA QUE BROU AS REGRAS DA NATUREZA, FODA-SE AS OUTRAS

*sem falar das outras musicas icônicas cortadas*





O que mais me matou foi a expressão facial, ou a falta dela
Na versão original, porque ser encarado como desenho animado, os bichos tinham vida e expressavam isso, faziam caretas, você conseguia ver o que sentiam no olhar... ja na nova versão... é tipo leão mesmo... só faz cara de nada e cara de bravo mostrando os dentinhos... por isso não consegui criar conexção com eles... se os dubladores ja estavam meio roboticos, os bichos tavam meio duros... e ai pra completar não faziam expressões faciais???


A imagem era bonita, o 3d ficou bem realista... ATE DEMAIS
EU ME SENTIA ASSISTINDO UM DOCUMENTARIO DO DISCOVERY CHANEL DO QUE UM FILME, AAAARR
Parecia que alguem pegou um documentario e dublou por cima fazendo uma parodia, ISSO MESMO
Não a porra de um filme magico

Uma coisa, que não sei porque me deu essa impressão, é a coisa de que... me soou tudo muito corrigo, não se explicar, o filme original você senta e se perde junto com a historia, entra nela, sabe, e saboreia as coisas acontecendo
Ja na nova versão... parece tudo muito corrido, parece que pequegaram trechos da versão inteira e fizeram um resumo, na qual da pra sentir que estão acelerando isso, quebrando ainda mais a conexão com o filme

Os caras cortaram muito das piadas iconicas, eu acredito que fizeram isso pra poder dar uma mudada, (sim, eu lembro de todas as piadas de tanto que assisti o Rei Leão), okey que é besteira esperar as mesmas piadas, isso seria chato, os caras obviamente iriam dar uma inovada... mas sabe o que fizeram? Deixaram o filme mais tenso
Como explicar? O Zazu e o Timão e Pumba servirão como uma quebra da pressão do filme, sabe? Quando a coisa tava muito pesada eles jogavam uma piada no meio pra quebrar o peso e manter o filme como alfo divertido, se não a coisa se resume a ser um drama
Todos filmes/seriados/novelas tem personagens só pra isso
Mas... mano, eu só dei um "risadinha" umas 3 vezes no filme, o resto foi esperar acontecer as coisas que eu sabia que iria acontecer... tenso tenso tenso...

Um dos momentos, que virou iconico, mas meio triste, é quando o Bumba diz "você não vai me interromper?" pro Timão, em referencia quando o Timão dizia no primeiro filme "na frente das crianças não" quando o Pumbia ia dizer sobre seu problema com gazes
A partir dai o filme diz "olha, algumas coisas eu modifiquei, mas estamos conscientes disso", e ai eu pensei "NÃO FOI PRO BEM ESSAS MUDANÇAS NÃO"
 Pegaram a graça, as rizadas, e... diminuíram pra mais do que a metade, deixando mais tenso... quebrando esse equilíbrio

Cade o Zazu escrachando o Scar quando ele não tava vendo... ele só comparou ele a um picapau... no primeiro filme o Scar até a tapete foi comprado
E esse é um outro problema


Os personagens tão bem menos iconico, Scar na versão original era iconico, cheio de falas que você não sabe se o ama por ser mal de um modo iconico, ou se odeia por ser perverso de um modo marcante, porque na versão original ele é tipo uma diva falida, que é sarcástica e sadica, "eu estou cercado de idiotas"... as Ienas tambem, elas tem personalidade boba, porém marcante, você se apega a elas, da mesma forma que quer que elas parem, porque eles tão fudendo com todo mundo, mas elas tinham tanta fome, que pqp... NA VERSÃO ORIGINAL... mas na versão nova eles são APENAS mals, com alguns momentos bobos, as dando ar de retardadas sem causa
Assim como o heroísmo dos personagens bons, tudo foi muito resumido, Mufasa tem seus momentos de pai, mas ele é mais pai na versão original, Timão e Pumba na versão original pareciam dois hippies sem noção com coração cheio de amor, enquanto na versão nova.... eles parecem dois irresponsável que queriam um leão pra... sei la, eles tão se fudendo pro futuro... SERIO, ISSO ME INCOMODOU MAIS EM TUDO... Timão e Pumba ficaram com menos exencia e alma que no primeiro filme, pqp
Zazu era outro, inconico demais, o mais metido de todos, se achava a galinha de ovos de ouro, só porque era da corte... ai tiraram a arrogancia dele, e o deixaram apenas como formal demais...
Os personagens... ficaram... um tanto vazios

A unica, UNICA, U N I C A, coisa boa na versão nova... é a imagem, que ta mais... hd
As cenas finais ficaram boas, a cena da briga final foi bem envolvente, o brilho do fogo, os efeitos sonoros, os ângulos, maravilhosos... mas o que esperar dessa super produção, ao menos isso! EFEITOS BOM, BEM LEGAL ASSISTIR EM TELA CHEIA


EU SEI
É UM REMAKE
NÃO DEVERIA ESTAR COMPARANDO OS DOIS
VÃO DIZER
"SE QUER O ORIGINAL, ASSISTA O ORIGINAL, A VERSÃO NOVA NÃO APAGA A ORIGINAL"
EU SEI
Mas tenho olhos e boca, então, aceita o surta

O fato é
A Disney vai ganhar dinheiro com essa
TA FELIZ BEYONCE?
Mas esse filme vai morrer na sombra do original
É uma vergonha


Se esse filme fosse lançado hoje, desse jeito, e o antigo Rei Leão não existisse, eu acho que não se tornaria algo icônico, teria sido mais um filme que foi lançado, deu um barulho e logo esquecido
O motivo de eu e você estarmos falando disso, de muita gente estar indo no cinema e levando seus filhos, é por causa da versão original do filme
Mas penso que no futuro os pais vão por a versão original pras crianças assistirem
É mais icônico, mais entretenimento, mais divertido
O novo é só mais bonito, visualmente, sim, é uma obra de arte em questões visuais, só isso
Mas a gente quer emoção, a gente quer amor
E eu não senti amor nessa produção
Eu só senti a Disney querendo fazer dinheiro encima de suas produções... que são baseadas em outras produções

O duro é que o peso do filme, a tensão, me fez sair da sala do cinema ansiosa... eu sai me sentindo mal... pra mim, não valeu a pena não
Rei Leão vai ficar no meu coração
Já O Rei Leão, nova versão, vai ficar na sombra, só pra gente lembrar que coisas icônicas não precisam de novas versão, pois são insubstituíveis 



Um comentário:

  1. Eu vi o primeiro rei leão faz muito tempo e eu não lembro nada, medo de ver esse remake porque pelo primeiro video parece bomba, não gosto de "animação" realista demais nem essas vozes robóticas ou os personagens sem expressão (isso é o que mata o filme)

    Enquanto que eu acho que tem gente surtando só por puro racismo na escolha da nova pequena sereia, a disney só escolheu fazer isso dela ser negra pra causar barulho mesmo e conseguiram kkkkk eu duvido muito que não tenha uma outra atriz que também cumpre todos os requisitos da ariel

    Tambem tem gente surtando à toa por causa da nova 007 que tambem vai ser uma mulher e negra que parece que foi o próprio ator das ultimas versões que escolheu, mas a questão é: NINGUÉM TA PREOCUPADO SE VAI SER BOM OU NÃO

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...