terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Cleo Pires é uma bruxa generica

Não sei porque muitas pessoas ficaram impressionadas com o novo clipe da Cleo Pires, sinceramente, como os outros trabalhos dela, é tudo coisa genérica reciclada de anos atrás (principalmente o nu goth)... e muito menos algo feminista (real, mas genericamente falando... é)
... mas pra quem não ficou sabendo... a Cleo Pires não desistiu de uma carreira, e nesses dias lançou um single chamado "Queima", o clipe é no estilo Witch, que grita o conceito/estética bruxa que foi febre uns anos atrás... na verdade, parece que os produtores pesquisaram Witch no pinterest e copiaram na maior cara de pau as primeiras imagens que aparecem por la
E me desculpa gente, ISSO ME INCOMODA PROFUNDAMENTE, eu odeio topar com algo que a gente vê de cara que é genérico ou copiado e as pessoas tentam vender como único e inovador, e as pessoas, de alguma forma, compram, acreditam, porque não conhecem o passado/criadores/cultura... e tem preguiça de ir la pesquisar
Outra coisa que eu ODEIO é esse feminismo genérico/falso vendido como algo empoderador/real, sendo que a maior briga dessas mulheres é em relação aos exes ou homens que não acham elas gostosas
CARALHO, isso me soa sabe como? Parece que esse povo, essas feministas de telão do tipo... sabe, a dose de machismo dela é diferente da "vida real"... enquanto mulheres do mundo [fora da mídia, exportas aqui fora, sem segurança e dinheiro] tão tendo que lidar com o medo de ser estuprada, ser demitida por não se submeter ou estar presa a alguma outra situação "complicada", como parentes machistas no poder da família... mas essas mulheres, tipo a cleo, o machismo delas é nas redes sociais, de como eu disse, homens comentando besteira, de não achar elas gostosas por causa do tipo do corpo delas (terem outras preferências), ou tratar elas como objeto quando elas mesmas se vendem como nas postagens (mas a gente não pode perder a oportunidade de lacrar né)


Ou então o clássico... meu "ex"... porque meu ex me traiu... como se traição fosse coisa só de homem... mas né pra essas ativistas quando mulher trai é empoderador, mas homem... meu "ex" mentiu pra mim... como se mentira fosse coisa de homem... meu "ex" me trocou... como se... A VOCÊS PEGARAM, ai culpam o machismo, e não a natureza humana, pra pegar uma magoa pessoal e jogar no mundo como se fosse algo especial que as pessoas deveriam sentir por elas, como se algo pequeno fosse na verdade uma briga e elas guerreiras empoderadas por lidar com isso...
Ai a galera que se identifica com elas é do mesmo tipo, um bando de patricinhas com raiva do ex ou de algum cara aleatório que virou a cara pra elas e não encheu o ego delas
Olha a letra...
Não pera...
...
PERA
Quando o clipe começou eu até fiquei empolgada, com esse discurso de "mulheres que se opõe eram queimadas", eu fiquei... pensando que... ia vir algo, mas no momento que veio isso "Boto pra ferver, faço acontecer, se tu aguentar, me liga bebê" eu ja percebi que tinha algo de errado aqui... ou a Cleo estuprando o corpo de um homem que ela matou
Nesse momento eu comecei a perceber que o eu lirico da musica tava mandando "indireta" pra algum ex pretendente (ou algo assim), porque começa a ficar claro que o objeto de raiva dela, o tal homem, é alguém que ela tem desejo reprimido, e que... mano não precisava... ela acabou expondo o desejo de forma explicita nessas cenas de estupro
Se ela tivesse só matado o cara, só isso, dava pra ter engolido que era algo feminista e o que o objeto de raiva do eu lírico talvez teria a machucado por isso ela o matou (tirando os outros sinais na musica e no clipe, mas é que essa cena foi muito explicito a real intenção da musica), mas NÃÃÃÃO ACHARAM OKEY BOTA UMA CENA DE ESTUPRO!! Olha a romantização do estupro

Nisso o contexto da musica perde toda a coisa empoderada e mostra o que de fato está dizendo
 ai a gente volta pro começo

"Enquanto você fala
E acha que eu não sei de nada
Sei que mente na minha cara
Achou que eu não ia notar"

Praticamente copiou e colou o significado de mansplaining... não sei se vocês se lembram quando isso explodiu na epoca da Kefera surtada porque se deparou com alguém que discorda dela [mansplaining é quando um homem explica a uma mulher algo que ela já sabe achando que ela não sabe, na teoria que ele o fez só pelo falto de ela ser mulher]

A coisa é, tem mulheres que odeia a sensação de alguém duvidar da inteligência intelectual intelectuda delas, e as tratar como seres humanos normais... quem nunca chegou num padre e explicou como é uma missa? A gente faz esse tipo de besteira quando se interessa por um assunto, quer falar sobre ele e acaba atropelando a pessoa que pode saber muito mais do que a gente, vivo vendo isso dentro da sala de aula, de aluno querer falar mais do que o professor e o professor com aquela cara de "você acha que ta falando com quem?"... mas tem pessoas que são o cumulo de egocentricidade e acham que os outros tem que adivinhar que elas sabem, ou pior... só não querem ouvir a opinião do outro sobre um assunto que acreditam que dominam, e ficam ofendidas que o outro lado seja um homem, e ai acusam o cara de estar tentando rebaixar a inteligência intocável delas
A coisa foi muito usada pra tentar desqualificar opiniões de homens sobre o feminismo... aquele cenário aonde a mulher fica doida querendo cortar penis, e o cara diz "mas feminismo não é sobre buscar igualdade? Por que ta me atacando por ser homem" e ela "MAS ISSO É MANSPLAINING! EU SEI O QUE É FEMINISMO..." e local de fala e etc e tal, vocês sabem dessa... e se a opinião sai de uma mulher... ela é biscoiteira

Eu imagino assim... ela pegou o sinificado e enfiou um "mentiu pra mim" no meio, e acredito que ai a coisa morreu e saiu da casa do feminismo e foi pro telão do egoismo, deixando explicito o quão a musica é direcionada a uma pessoa... pois ela acaba abusando do objeto de raiva mais tarde (e diz pra ligar pra ela se aguentar) da pra perceber que os dois tem uma ligação... e essa não é exatamente o que a superficie quer entregar

O resto da musica fica tentando lacrar, mas sinseramente, por causa desses momentos contraditorios... não me convence

"Lembro
Te disse que eu tava perdida
Cê viu que eu tava sem saída
E agora quer me ver queimar
Só toma cuidado
Fogo pega fácil
Agora chegou sua vez
Vou te incendiar
Fala mal de mim
Mas fala mesmo assim
Enquanto você fala
Eu faço tudo que eu tô afim"

Nisso eu me questionei, talvez a bruxa que ela tenta se ilustra seja a mulher que seja liberal na sexualidade, que é condenada na sociedade por não ter tabus e seguir os seus desejos... mas isso não funciona nesses momentos, do como ela é direta ao objeto de raiva dela "lembro te disse que..." (direcionada a alguem), ela não direciona a todos os homens, mas sim a algum personagem especifico que acaba sendo ilustrado explicitamente naquela cena horrorosa (não venha me dizer que o cara é tipo a ilustração de todos os homens machistas e tal, porque esse tal personagem é objeto de desejo dela... tipo... você ta desejando seu machista? Não faz sentido)
A coisa do "fala mal de mim"/"Eu faço tudo que eu tô afim" grita o quão generico isso é
Mano, essa coisa de "tão falando mal na minhas costas" e o "enquanto você fala eu to nem ai" é meio que um jeito indireto de tocar em inveja, de acusar as pessoas que desaprova elas de terem inveja delas (sendo que se eu desaprovo... não faria igual, porque invejaria...?) essa parte é a cara das milhares de musicas da Anitta, aquela coisa de "faço o que eu quero, pode falar mal nas minhas costas", da mulher que acha que ta causando porque chama a atenção, mas na verdade só ta pagando mico... mas tambem... é a cara da Cleo



Isso foi na epoca que ela lançou nada mais e nada menos que... "é que eu sou bandida..."





Mano...
Olha só... Cleo é uma mulher que ganhou uma carreira por viver na sombra da mãe e do pai, ela é uma daquelas celebridades que são celebridades por ser filho de celebridade e que vive no limbo por lutar pra ser reconhecido pela própria identidade, sem ter uma, então é uma dupla luta, a luta pra ser reconhecido por algo que ainda não encontrou, pois a identidade deles meio que é ofuscado pelo dos pais...
...
E tambem é reconhecida porque lançou merdas e algumas coisas duvidosas
Acha que as pessoas tem inveja de você Cleo... do seu dinheiro? COM CERTEZA, menina, na situação que o Brasil ta, é até maldoso a gente lembra que tem gente com dinheiro de sobra pra jogar fora em produções do tipo enquanto o resto ta passando fome
Mas inveja da pessoa Cleo... ninguem tem
Porque a Cleo é uma mulher de quase 40 anos, que tem poder e influencia, MAS SEM CAPACIDADE PRA FAZER ALGO
O que que adianta ter tudo e não conseguir fazer nada com esse tudo
O QUE QUE ADIANTA
Como alguem queria estar no lugar de alguem tão pequeno por dentro
Não é você Cleo, é a sua situação, então não leva pro pessoal
E não vejo grandes diferenças entre o Bandida e o Queima
Ambas o Eu Lirico ta dando indireta pra algum ex, dizendo que agora é livre, dona de si, mas com aquele gosto estranho de ressentimento na boca
É que nem Ajinomoto, que nem gente que vende como "não-sal" mas fica aquele gosto estranho na boca, sabe
Esse Queima só tem uma roupa diferente, quer se vender como algo especial, mas a pessoa por baixo das roupas é a mesma
As musicas da Cleo querem se vender como conceituais, diferentonas, corajosas, mas todas me soam como uma patricinha com recalque contra algum ex
Isso não convence pessoas como eu ou mulheres comuns, mas vai pegar muitos adolecentes e pratricinhas com certeza... porque reflete a realidade deles


"Fala mal, fala mal, fala mal de mim
Mando na minha vida e isso pra você é o fim
Olha as minas aqui que tão afim de descer
Olha as minas aqui que não ligam pra você"

A gente não liga tanto pra você que fizemos uma MUSICA PRA VOCÊ
Eu não ligo que você fala mal de mim, POR ISSO SÓ FALO DE VOCÊ ESTAR FALANDO MAL DE MIM
Por que? Porque de alguma forma acalma a insegurança desse tipo de pessoa, a ideia de que as pessoas que os machucaram estão pensando nelas, porque elas tão pensando nas pessoas que feriram o ego delas, e querem imaginar que na verdade... eles que estão machucados pra não encarar a realidade.. entende?
Sabe, uma ex-amiga me disse que o melhor jeito de superar o que alguem te fez é esquecer a pessoa, pois ai ela perde o poder de machucar você
E nisso eu penso no contrario, nesse tipo de pessoa que vive de remoer maguas, de ficar 24 horas por dia se amostrando, se auto-afirmando como um ser superior, mas que cai na primeira critica porque da gatilho nena

Ai você vem e me dizem que isso é inovador, que ela mudou e evoluiu... MINHA FILHA, ESCUTA DE NOVO E COM MAIS CALMA


Pra mim, um projeto que misturava canto sussurrado/falado com essa estética bruxa e ACERTOU em cheio foi Trees of Eternity





 Olha a diferença, olha como o projeto deles soa sincero, natural e vindo do coração

Mas é sobre homens ""vacilões"" que palavra cringe que as pessoas querem? okey
Tem milhões de musicas sobre isso




Ou musica pop




A diferença clara entre falar sobre machismo, a coisa de ser ferida por ser mulher, pela condição de ser mulher, do que... uma musica sobre ressentimento e ego inflado e fragil... GENTE, OLHAAA 


Mas na midia é lotado de gente como o Cleo, que vem com essa merda fabrica e pretensiosa
GENTE, EU NÃO CONSIGO
Porque isso significa uma coisa... que as pessoas no fim não querem algo real, e sim algo falso e comercial, porque o real ta cheio por ai, e elas escolhem bater palma... ou melhor, as bundas... pra coisas como a Cleo, que pegam um discurso real e transformaram em algo egoísta, como sempre, fazem o feminismo girar em volta de frustações pessoais sobre homens que machucaram seus egos e não suas condições de serem mulher
Feminismo virou isso, sobre mulheres balançando a bunda pra esfregar na cara de um ex... é isso... é isso ai...
...
E ai pegam um dos temas que eu mais gosto, bruxas e outono... e estragam, mano, CLEO VOCÊ QUEIMOU A MINHA ESTÉTICA/CONCEITO
Ai gente, eu não quero que as bruxas sejam relacionadas com esse clipe, pelamor






 EEEEE

 Cleo... vamo ir com calma com sei la o que você ta fazendo no rosto pq n ta dando la muito certo





Marcaram até o Ken Humano...

2 comentários:

  1. A cléo está a cara do Rodrigo Alves
    Nem preciso dizer oq penso dessa carreira musical dela né fia, que fiasco
    péssima como cantora, e zero criatividade! não tem presença, nao vejo arte nenhuma no q ela faz! nem sei se foi ela quem conseguiu escrever essa musica, se foi, péssima de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente rica acha que pode comprar tudo, mas talento não se compra, se conquista

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...