quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Fases da superação... E do trauma

Eu fiz um post sobre as fases que talvez muitas pessoas passem
Para então chegar na superação




Mas vamos lá (escrevi essa postagem no meu celular)



Negação
Maior parte das vezes quando nós perdemos algo, sendo repentino ou devagar, sempre passamos por aquela fase de não aceitar a perda, então comemos a negar que tenhamos perdido a tal coisa ou alguém...
Diversos exemplos dão para citar, pequenos como quando você quebra algo... Como um celular novo, na hora do acontecimento você fica choramingando "não, não! Isso não pode ter acontecido! Não pode ter quebrado", daí sai correndo tentando recuperar... Ou com uma pessoa, no fim de um relacionamento aquela sensação de negação e não querer aceitar o fim, ou até mesmo a morte de alguém
Quando meu gato morreu eu fiquei horas do lado dele gritando o nome dele e tentando reanima-lo, a sensação é de que aquilo não pode estar acontecendo... Não deveria estar acontecendo...


Raiva
A raiva é um dos sentimentos mais primitivos do ser humano, e até serve como defesa... E pode nos defender até mesmo da realidade
É um tipo de negação 2.0, só que agressiva, sentir raiva de alguém ajuda a lidar com outros sentimentos... Porque a raiva é o sentimento mais inconsciente que nós temos, costumamos não pensar muito quando estamos com raiva
Depois que eu vi que meu gato não tinha volta, eu me levantei e comecei a discutir com o irresponsável dono dos cachorros... Ou aquela raiva que vem do ex-amigo, ex-chefe, ex-namorado... Te faz pensar menos no que está havendo e te aquece por dentro


Imploração
Aquela fase quando a raiva passa e os sentimentos voltam, é quando você volta a pensar no assunto com emoções sentimentais, daí vem a vontade de querer de volta aquilo que perdeu e tentar recuperar
E nessa fase que vem a humilhação... Sabe? Quando nós imploramos a volta
Ou ficamos em um canto pescando lembranças e chorando baixinho


Depressão
Ficar pensando no que perdeu da nisso, aí vem a tristeza, porque é nessa fase que a pessoa começa a ver que perdeu e que não tem volta, aí vem aquela pequena depressão... Ou grande em alguns casos


Aceitação
Perdeu? Perdeu.
A própria palavra já resume, perdeu está no passado, já era... Agora é aceitar que já foi...


Libertação
Então o assunto fica menos quente e as outras coisas voltam a ter espaço na mente (o assunto sai de prioridade), é a fase que a pessoa não fica mais tão mal por causa de um tal assunto até finalmente vir a superação

Superação
Pronto, acabou a tempestade, as coisas não parecem ser tão ruins e o que aconteceu poderá servir como um aprendizado, então poderemos saber o que fazer se caso estivermos novamente em frente de enfrentar novamente a situação

——————————
Mas... As vezes a onda é muito forte, a pessoa é derrubada de uma vez só e fica sem reação... Então vem o trauma...

Susto
Muitos desses acontecimentos a própria pessoa não está a espera que vá acontecer, ou descobre de uma forma não confortável o que está acontecendo (ou aconteceu), daí vem o grande susto, a mente fica confusa e depois congelada na cena do susto por muito tempo
É como uma criança que foi abusada, ela não tem noção do que aconteceu ali, mas ela sabe foi algo ruim e fica se sentindo mal e muito assustada


Culpa

Enquanto a criança cresce a memória continua guardada na cabeça e aos poucos ela vai entendendo o que aconteceu ali, e ai vem a culpa... Bem, eu não sei o porquê pessoas que passam por traumas costumam se culpar pelo o que aconteceu, só um psicólogo vai saber dizer o porquê de cada caso
No meu ver é um modo de não pensar melhor sobre o assunto, apenas apontar para um culpado, alguém que ela não precise tentar entender, ou seja, ele mesmo

Negação e recusa
A negação nesse caso é a de não querer enxergar o que tenha acontecido, é fugir da realidade
Pessoas que passam por isso fazem de tudo para não falar no assunto e/ou viver como se não tivesse acontecido, mas a tal culpa ainda existe nessa fase e não deixa a paz chegar

Depressão
Aí vem a tristeza profunda e todas as cenas rodeando a pessoa, vem ai a real depressão
Creio que adultos com infância interrompidas ficam confusos, já que as memorias são antigas (memorias humanas são “orgânicas”, elas mudam com o tempo ou se focam em algumas coisas)

Trauma
A superação é quando o machucado seca, já o trauma é quando o machucado se transforma em uma grande cicatriz na qual a pessoa vai ter que lidar pelo resto da vida, algumas cicatrizes são tão grandes que são impossíveis de esconder e que as vezes se abrem e voltam a sangrar

Se você tem algum trauma procure ajuda para lidar com eles, não tente passar por isso só, porque aposto que não foi você sozinho que se enfiou nessa merda
Eu sei que tem coisas que é confortável guardar, mas até quando você vai sustentar esse peso?


4 comentários:

  1. Caramba Ceci, que tapa na minha cara esse post.
    Acho que estou no " Susto " e eai vai. Uma coisa que realmente notei é que, não tem como vencer isso sozinha. Algumas coisas eu guardei, e não sai de maneira nenhuma. Não agora... sei lá.
    Mas tem outras que eu tento dividir o meu fardo com alguém que eu realmente confio.

    Adorei post.

    ResponderExcluir
  2. "Raiva" nesse caso de mim mesma.

    Esse post está simplesmente F***(palavra de baixo calão).

    ResponderExcluir
  3. Como consegue colocar esses gifs no post pelo celular?

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...