terça-feira, 12 de abril de 2016

Afro Goth

Você já se perguntou alguma vez porque é difícil achar fotos de góticos negros?
(olha, parece eu chegando)
Vamos falar sobre o assunto



Desde pequena eu sempre gostei muito de como os góticos são, em ocasiões eu os via por ai com suas roupas pretas num calor de 100° célsius... E achava lindo, pareciam anjos caídos diurnos... Na minha época de escola tinha duas garotas góticas, mas eu nunca cheguei perto delas, elas ficavam juntas e separadas do resto das pessoas (e eu separada de todo o resto) e nunca me senti confiante de ir até lá...
Uma coisa legal dos sub-estilos é que eles abrem os braços para todo mundo, você vê gente de todo o jeito dentro de estilos inesperados, mas que eles sabem o porque deles se sentirem representados por tal estilo, o estilo gótico tem seus admiradores da noite, que conseguem através disso se expressarem
(o Eddie Murphy tava tão atraente nesse filme, eu teria escolhido ele e não o mortal)

Na vida real e de longe eu já vi góticos de tudo qualquer jeito, principalmente os punk-góticos... Mas na internet eu já vejo um pouco de "padronização" do estilo, você acha mais aquelas fotos editadas super fofas inspiradas em vampiros... Ou fotos da Amy lee (porque todo mundo gosta dela)
Mas eu sempre dou uma pesquisada em pessoas diferentes dentro do estilo, para ver coisas diferentes... Tipo... Indígenas góticos, morenos góticos, asiáticos góticos, negros góticos e etc... E tem... Mas aparentemente eles ganham uma divulgação bem menor no mundo virtual, em blogs ou paginas do estilo aonde fotos de pessoas não-brancas são raras... O que não representa a vida real...
A pergunta é porque? 
Dai eu fui atrás, vamos deixar o racismo como ultimo, não vamos ser preconceituoso (porque pre-conceito só te faz ver preconceito em tudo)

Primeira coisa, existem sim góticos negros na internet, mas eu simplesmente não encontrei nomes fortes no meio, a maior parte das fotos pertencem a pessoas anonimas (que tiveram fotos espalhadas devido a beleza... Quem manda ser bonito?) e fotos de modelos alternativos, mas na qual o nome é desconhecido
Outra coisa interessante é a mistura entre a cultura africana e o gótico, o resultado ficou muito lindo

Se pesquisando "góticos" você não encontra muita variedade, pesquisando "góticos negros" você encontra textos questionando o porque de não ter tantos góticos negros na cena
Alguns blogueiros tentam dar suas explicações, algum blogs falam que é por causa do amor pela pele pálida (não necessariamente branca, mas sim pálida, o que não responderia então a pergunta), outros dizem que é sim um preconceito... Do lado deles mesmo, por definirem o estilo gótico (musica, maquiagem, roupas, literatura e etc) como "coisa de gente branco" (heheheheh), então outros é preconceito dos brancos por não abrirem as portas para eles (e no mundo real ninguém tem problema com ninguém, ao contrario, ainda mais no brasil que a maioria é parda e negra, você acha mais gente não branca no meio), outros dizem que ainda é cedo para afirmar alguma coisa, já que a luta dos negros ainda continua e eles estão conquistando seu espaço pouco a pouco, ou então a explicação mais logica, que o estilo gótico tem origem europeia, então as coisas mais famosas vem de lá, entende? A mídia em geral vem dos países europeus aonde o estilo teve sua origem e seu maior numero de seguidores ... Logo o que marca é o que eles "enviam" para gente
Um outra coisa que tem que ser vista é que a internet, por mais que seja toda aberta para todo mundo, ela costuma ser seletiva em resultados sempre mostrando os mais procurados, se tem muitos brancos como resultado, é porque muitas pessoas procuram por esse resultado, quero dizer que para muita gente isso não importa, vejo que muitos negros usam fotos de fundo com brancos ou ao contrario sem se questionar muito sobre isso, pois a quantidade de um tipo de pessoa em grupo não determina o que o grupo é em si, mas sim a variedade
Sim, deve existir um preconceito grande por traz de diversos estilos, mas creio que é mais sobre estereótipos, como um gótico e logo vem a imagem da garota branca, de cabelos pretos, e roupa preta... Quem é gótico sabe que não acaba só por ai, e isso não muda a realidade deles
Ou seja, isso é mais externo do que interno 
Mas é bom falar sobre esse assuntos, questionar o tempo todo é bom, é bom lembrar que eles existem, que eles estão lá, e eles são em um grande numero, e que o problema não está neles e sim nas pessoas que fecham o que seria gótico em apenas uma imagem

Se você é negro, indígena, asiático, não importa, você pode ser o que quiser, e se expressar do modo que se sente melhor, não tenha medo e logo se esconder, ninguém pode te dizer qual a melhor forma de fazer isso (de se expressar)
A cultura gótica nasceu na Europa, mas cultura não tem dono, ela pertence a humanidade, e se você é humano (não, aliens não podem) você pode ter, até porque não é um objeto, não é um regra, é apenas uma essência sem dono que se incorpora em qualquer um que a tenha, isso é cultura... Então se você se sente representado por isso, vai em frente (se sua mãe deixar, a minha não deixa)

Mas só para reforçar novamente, no mundo real góticos de etnias diferentes, e isso não é raro, a monotonia são coisas seletivas da internet, porém existem muitas paginas que fazem especial sobre o assunto, mas o certo mesmo é não existir distinção, todo mundo é a mesma essência, não é etnia diferente que prove o ao contrario (ao não ser que você seja um alien), não é "Afro Goth", é apenas gótico (mas só para ter uma busca, vou manter o titulo)

Talvez eu tenho falado besteira (como sempre), mas é errando que se aprende, estamos aqui para debater, certo?




(esse filme é lindo... Serio, porque ela escolheu o mortal?? ... Eu sempre me acostumei em rir do Eddie Murphy, mas esse filme foi um choque, como ele tava sexy nesse filme, como isso foi possível??!!)









Só para explicar para as futuras gerações uma duvida na enquete... preconceito e racismo são coisas um tanto diferente... Ou seja, não é a mesma coisa... Pesquisem

3 comentários:

  1. Interessante... Dias atrás estava eu aescrever o protótipo do que espero ser um livro no futuro.
    Quando fui descrever a personagem, que é gótica, comecei a pensar que eu deveria colocar uma garota negra, mas não conseguía imaginar uma gótica negra porque eu realmente nunca vi uma.
    Me preguntei porque não existem mutios góticos negros por aí.
    Como você deve saber, eu sou negra (e ultimamente acredito ter me tornado gótica), e concordo com o seu trecho que fala sobre, isso não ser preconceito e sim o fato esta ligado a cultura europeia, por isso apenas um tipo de estereótipo é esperado.
    Adorei as fotos, e como adoro o Eddie, provavelmente eu vá ver o filme.
    Ótimo post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uh, isto é bem verdade... Porém aqui aonde eu moro já vi uns 3 góticos negros. Um me lembro bem, vi ele no trem, tinha uma mão mecânica ( ele tinha mão ) era mais como uma luva.
    Mas creio que é por falta de localização mesmo. Quando você vai no centro de SP você vê gente de tudo que é jeito. :!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, 1° gif é do filme Rainha dos Condenados né, pqp, eu amooooooooooooooooooooooooooooooooooooo esse filme. E gosto da Atriz e Cantora ( que infelizmente faleceu ) Aaliyah <3

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...