segunda-feira, 9 de maio de 2016

Se você pudesse apagar uma memoria ruim... Qual seria?

Se alguém te dessa a possibilidade de fazer alguma memoria ruim na sua mente ser apagada, ou então fazer com que ela ficasse menos dolorida
Você faria?




Antes de levar isso para o lado poético (esses dias eu estou me sentindo como uma bunda, não estou com cabeça para isso), saiba que isso já é meio que possível... Serio... 

Eu na hora comecei a montar umas cenas na minha cabeça... Com um cientista maluco, e eu em uma cama amarrada, cheia de fios na minha cabeça... e depois saio bugada da sala... Não vou mais pensar no caso, mas também não vou poder pensar em mais nada

Mas não é isso, veja essa matéria:
"Cientistas descobrem como 'apagar' memórias dolorosas (e implantar novas)" (link)

Antes de sair comemorando, que agora dá para esquecer aquele cara que te enrolou por décadas e depois te deu um fora de um jeito terrível, ou aquela vergonha que te deixou traumatizada e você não consegue sair de casa em paz... Não é apagar, não dá para fazer isso dessa forma (já tentou esquecer? Eu sei, isso não dá certo), bem... Uma palavra para descrever o processo seria "amenizar" a memoria, ou seja, fazer ela menos dolorida
Na matéria eles explicam isso através de um teste, por exemplo, pavor de aranhas

 Normalmente as fobias nascem de algum episodio traumatizante... Você encontra uma tarantula em um momento difícil, exemplo: Você estava lá totalmente distraído em um lugar escuro, quando de repente uma fuckying monstra cabeluda pula na sua cara... Toda vez que você ver uma aranha sua mente vai te "conectar" com aquele episodio antigo, e como as memorias não são solidas, o que você viver apartir de agora podem até piorar aquela memoria, fazendo ela parecer mais assustadora...

Isso foi e é util... Pensa nos homens da caverna, caras burros que não sabem o que é um roda... Como é que eles iriam saber que não se pode fazer carinho em tigres, t-rex ou no fogo? Pelo trauma! Ele via um companheiro morrer, ou então se machucava, aquilo ficava guardado, toda vez que ele via a coisa o medo vinha como proteção, ai ele sabia que era melhor correr do que ficar e testar a sorte

(é isso que os t-rex fazem hoje em dia, a evolução chegou para todos, não dá mesma maneira)

No teste eles dividiram um grupo em dois, um eles deram um placebo (não a banda Placebo... para quem não sabe, placebo seria... Err... Como posso explicar? Você dá água para alguém, mas diz que é remédio, dai a pessoa acredita que está sendo medicada, e acaba sarando... Sabe, remédio de mentirinha, que atua no psicológico), e o outro grupo eles deram uma substancia (o propranolol... Anotem esse para roubar da sala de química)... Os que tomaram a substancia tiveram menos medo, até que alguns deles conseguiram tocar na aranha (lá explica melhor como aconteceu o teste)

Isso é apenas o inicio,por enquanto isso seria apenas um jeito de amenizar algum trauma e faze-lo mais facil de conviver... Medo de aranhas é até facil de conviver (deve ser... Eu vou lá saber? Eu não tenho isso), mas medos sociais que surgiram por causa de algum fato desastrosos, por exemplo, esse sim seria um bom alvo
(Só dizendo, esses testes demoram anos e anos para serem concluídos, por isso que a ciencia é tão exata, vários cientistas de vários lugares fazem o mesmo testes de varias maneiras)

Sobre deletar memorias isso seria complicado... Eu lembro de ler um artigo aonde contava historias de cientistas malucos que removiam partes do cérebros de suas cobaias (humanas) para tentarem fazer elas mudarem ou esquecer de coisas (sim, até que funcionava, mas a pessoa já não podia pensar em mais nada), por enquanto essa ideia é bem complicada... E também (como na matéria fala) entra em questões éticas...
Eu, por exemplo, gosto da ideia, é ótimo para quem tem traumas, ótimo se algo anda prejudicando sua vida, isso seria bem útil para mim em tempos atrás... Mas apagar algo definitivamente

Lá vem... Meu insuportável lado critico...

Ao apagar um memoria, você não apaga o que aconteceu...
Você só apaga a sua, e não as das pessoas que viveram isso com você...
Você não está mudando o passado...
Você vai esquecer do lado ruim, sim, mas também vai esquecer de tudo que aprendeu com isso...
Ou talvez se negue a aprender com isso

Isso é reflexos dos novos tempos, o ser humano vive procurando formas facies para viver melhor,  ou então atalhos... Imaginou, não gostar de algo e então simplesmente apagar? Fácil não?

Engraçado que eu vivia dizendo isso... Que você não pode apagar ou editar a vida real... ... E pelo jeito as coisas estão mudando... Logo você vai realmente poder fazer isso...

Imagina só no futuro... Você fala algo para alguém, e isso incomoda a pessoa, e além da pessoa apagar a própria memoria, chega uma intimação na sua casa dizendo que você deve apagar a sua também... porque isso ofende a pessoa...
Arg...
Não veja essa suposição como algo absurdo, é só olhar como andam as questões sociais hoje em dia que você vai entender essa


Mas e vocês? Vocês fariam? E qual memoria seria apagada?

Eu? Não... Talvez eu amenizaria um tanto a dor, mas apagar ou fazer com que ela se diminuísse tanto não, é bom sentir dor as vezes, você aprende com isso, é tocando no fogo que se aprende o que é queimadura, e é através da cicatriz que você lembra que o fogo queima 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...