sábado, 19 de outubro de 2019

...O futuro pode ser sombrio pra proxima geração

Eu tava andando na rua distraída, como sempre, se um carro resolve me atropelar, eu provavelmente só vou sentir quando chegar em casa e ver minhas pernas quebradas, mas ta, la tava eu de boa na minha... quando vi um sapato que se encontra normalmente pelo triplo do preço e me interessei, e como essas lojas sempre parecem um deserto cheio de urubu faminto, uma das vendedoras veio pra cima de mim com tudo tentando me convencer a levar (menina eu levei, tinha uns troco no meu bolso pros lanche e levei... e o sapato durou um mes, ta ai o porque do preço)
A vendedora me conhecia, me chamou pelo meu primeiro nome sem eu precisar me apresentar, primeiro nome que eu odeio (ou seja, não me conhece tao bem, porque todo mundo que me conhece bem sabe que eu odeio ser chamada assim), e no meio de tentar me enfiar goela baixo o sapato... ela começou a perguntar como as coisas estavam pra mim... como eu tava indo na vida... e eu... comecei a ter a sensação que eu conhecia ela... de algum lugar... e conhecia...
Ela era uma das melhores alunas na minha sala,era uma nerd, daquelas que os professores cochichavam nos corredores sobre ser uma das poucas a ter um futuro no meio daquele zoologico que era a minha escola... e lá estava ela perguntando se eu estava fazendo faculdade... eu disse que sim... e perguntei a dela achando que com certeza ela tava ja ate se formando... e não estava...
Ela começou a dizer, aleatoriamente do nada, sobre estar a anos parada sem saber o que fazer encalhada em bicos por ai, eu a disse que ela pode tentar um curso a todo momento, que não era tarde, o enem tava ai, que tava tudo bem, e tentei sorrir... ela fez uma cara de triste e disse... ata....
É que não é a primeira vez que isso me acontece, da minha sala poucas pessoas começaram algum curso, e poucas das poucas ja se formaram... ai a coisa começa a ficar nublada
Nisso eu divido em 3 grupos
...
O grupo que era filho de pais que tinham algum negocio, ai elas herdaram um emprego ou uma empresa, então tudo bem, tão brilhando e enriquecendo
O grupo que pelo jeito vai ficar bons anos de sua vida, pra não dizer a vida toda, trabalhando em algum emprego que não os daram mais de 2.000 por mês, pra ficar o dia todo sendo explorado sem esperança de aumento porque a competição, menina, não tem dó de ninguém
E o grupo.... o grupo que não vai fazer nada... 





Mas voltando no segundo grupo...
Tem gente que tinha planos, tava até estudando... mas sempre acontece alguma coisa e flopa tudo... a as vezes casam, tem filhos, e o foco muda pra outra coisa, ou.... a maior parte das vezes, o emprego impede a pessoas de começar uma faculdade
A gente sempre ouve que tem patrões que meio que boicotam a entrada de seus funcionários em faculdade, isso porque, todos sabem dessa, que eles começam a reclamar achando que as tarefas da faculdade vão destruir o rendimento, não liberam o funcionários mais cedo pra pegar o ônibus, ou da mais trabalho pro funcionário se atrasar e sair mais tarde... perdendo o ônibus... ou começam a ameaçar de despedir o funcionário... tudo pra eles desistirem do curso
Isso porque tem medo do funcionários evoluir na vida com o curso, pedir demissão e arranjar emprego melhor (o que... com... estagio? Serio?)
Mas é gente... poucos chefes dão apoio pros funcionários mudarem de vida, até porque veem seus funcionários apenas como funcionários, e as mudanças que eles apoiam é apenas as que de alguma forma, ajude a empresa a ganhar mais...

Mas mesmo que apoie.... mesmo que o chefe fique feliz e de espaço pro funcionário conseguir... trabalhar o dia inteiro e ir pra faculdade... é um desafio pra muitas pessoas... o cansaço, o horário, a coisa de dividir o tempo de trabalho com a correria de entregar os projetos da faculdade, levar bronca do chefe, dos pais, dos professores.... sem falar no resto, na saúde, ou a galera que ainda tem cabeça pra ter vida social... ou o pessoal que enlouquece com tudo isso e chegam a tentar se matar porque não aguentam mais...

Nisso muita gente desisti,. tranca a faculdade no segundo ou terceiro ano, diz que vai deixar mais pra frente porque não aguenta mais... e nunca mais volta... e fica sendo aquele funcionário explorado pelo resto da vida, que mesmo com tanto potencial... não vai deixar de ser isso

Mas tem um grupo pior do que isso... os que não estão fazendo porra nenhuma...
Tem gente que já chegou aos trinta... e... não faz e nunca fez nada da vida
Não estuda, não trabalha... não corre atras de nada... 
Só fica o dia inteiro jogando jogos, em redes sociais, assistindo filmes... na casa dos pais...
 
 
Normalmente são pessoas que foram super-protegidas na infância e adolescência, e quando chegaram na fase adulta não sabiam o que fazer, porque nunca foram incentivados pelos pais em procurar fazer "alguma coisa"
Talvez eles até queiram algo, sonham com algo... mas não tem iniciativa, porque não foram ensinados
Tem pai e mãe que acredita que quando o filho chegar a uma certa idade eles vão, magicamente, amadurecer, e começar a lutar pelo próprio futuro
Lembro até de um comercial aonde duas mães se encontravam, e uma julgava a outra por colocar o filho pequeno em um curso, pensando no futuro dele, e essa mãe julgativa acreditava ser cedo demais
Eu também penso que tem coisas que são demais.... mas a missão dos pais é preparar os filhos para o mundo, e não... pra eles próprios
É por isso que eu sou child-free... muita gente tem filho, como se filho fosse algo apenas pra ser fofinho, pra tirar foto e postar nas redes sociais, e depois tacar na creche ou pagar baba e ir curtir a vida, e esquecem que aquilo é um ser humano que existe pra ele mesmo
Ou então tem gente que super participa da vida do filho, mas o impedindo de sair debaixo das assas dele
Quando vão ter alguma ideia de preparar pro futuro... é pra aqueles empregos idiotas que menos de 1% da população vai ter, como ser modelo, celebridade, cantor e tal... coisas que os de um selo de "especial", mas pegar na mão, mostrar como é o mundo, como são as pessoas, o dar apoio pra construir uma inteligencia emocional e uma independência... muito muito difícil

Por isso é cada vez mais normal ver gente chegando aos 30 sem esperança de nada, olhando pra cara dos pais e fazendo o mesmo o que aprendeu em 18 anos de vida... esperar... os pais fazer alguma coisa... e nada acontece

Dá pra perceber algumas coisas já acontecendo nesta geração
A tecnologia ta cada vez mais avançada, substituindo a mão de obra simples/sem formação. ou seja, as pessoas tão cada vez menos dando emprego simples e os substituindo por maquinas
O futuro tem previsão de que empregos como taxista, empregada/faxineiros, vendedores, todos eles serão substituído por maquinas
Quem não substituir, vai dar a vaga pros imigrantes ilegais, que cobram menos, pra não gastar tanto quanto quem investiu em maquina
Logo as únicas pessoas que vão conseguir emprego são.... imigrantes ilegais/pessoas em trabalha semi-escravo, e pessoas com alguma formação
Médicos, advogados, psicólogos... gente assim que as maquinas AINDA não conseguiram substituir
Isso vai causar uma onda de desemprego enorme
Mais... não vai atingir tanto essa geração, pois os desempregados estão dentro da casa dos seus pais, no conforto e proteção
O problema é a geração próxima a essa...


O futuro apocaliptico


Esses dias eu tava discutindo feio com um parente conservador que disse que as pessoas deveriam ter sim mais filhos, que as mulheres deveriam ficar em casa, essas coisas... porque é o certo, agrada a deus
Dai eu joguei aquele argumento que quem não acredita em aquecimento global se revira... que é a coisa de que a super população vai matar todo mundo... POIS VAI, CALA A BOCA QUE VAI
O futuro é pra poucos, gente que tem alguma utilidade pro mercado de trabalho todo robotizado e moderno, o resto é o resto, e o problema disse é esse mesmo
Se as pessoas tivessem ter tido menos filhos, a gente não estaria agora olhando pros gráficos assustados do que vem por ai
Porque se houvesse menos pessoas, teria menos competição, e mais emprego disponível... pensa comigo... o futuro é pra poucos, porque tem menos vagas, logo menos novos seres humanos pra poder preencher elas... certo?
Mas não é isso que vai acontecer... esses desempregados de 30 anos, muito deles tão no segundo filho, se não vão ter algum filho antes do 40 anos... quem banca... os avós... a aposentadoria dos avos... certo? Todo mundo vivendo com dificuldade as custas do governo....
A próxima geração vai ser criada pelos avos (porque seus filhos/pai dessa geração, tão ocupados indo em baladas, jogando jogos, ou deprimidos em redes sociais, porque seus pais não o deram educação emocional pra lidar com o mundo), avós que vão cometer o mesmo erro, super protegendo essa nova geração, criando netos dependentes....
 
...............me da mais 30 anos pra próxima crise começar a começar..............
 
Esse meu parente disse que o ideial era como antigante, aonde duas pessoas se casavam, a mulher tinham filho atraz de filho, ficando em casa, vivendo pelos filhos e pelo marido, que ficava o dia todo fora, e que isso que faz uma mulher feliz, cuidar dos outros.... (carreira de enfermaguem ta ai pra que né, e ainda se ganha pra isso), e que os adolecentes seriam mais felizes se a vida deles fossem cercadas de irmãos (competindo atenção, que no final não vai ter, é muito filho), parte trabalhando desde cedo seguindo a carreira do pai... e parte se preparando pra casar... e continuar a espalhar os genes da familia (ele não disse dessa forma. disse romantixando tudo, mas foi isso que disse)
Ai eu perguntei... 
Tem certeza que uma mulher é feliz sendo meio que escrava do proprio ninho, sem escolha pra fazer algo diferente e logo pra viver por ela, pela propria felicidade em primeiro lugar (porque pra mim, essas mulher  deixam em segundo... terceiro plano.... a propria felicidade)?
Tem certeza que filhos de varios filhos conseguem ter o apoio emocional, fisico e psicologico dos pais? (Sinceramente.... )
Que tipo de pais são esses que tem filhos por ter, pra poder concluir a missão da terra, que é espalhar cristões no mundo... você meio que desumaniza as crianças, não as vendo como seres humano, que precisam de apoio e cuidados individuais, não os vendo... como individuos, mas sim os vendo como... numeros, ou uma missão....Quem tem filho um atraz do outro não pensa na criança, não pensa no futuro dela, não se importa com ela... e sim se importa com preencher numeros e foda-se o resto... ele ficou puto... mulsumanos fazem a mesma coisa, fazem da mulher uma serva, e os filhos como um numero... e... isso é felicidade? É OBVIO QUE NÃO...




 
Ai o governo vai quebrar, porque não vai conseguir bancar políticos corruptos, e ao inves de chutar esses políticos, já que eles estão no poder... eles vão começar a cortar benefícios, bolsas, apoios... da população em geral
A chance de ganhar um diploma vai ser aos poucos retirado, e faculdade vai ser só pra quem pode pagar... depois vão inflar tudo, as coisas vão ficar muito cara... e ai a aposentadoria vai ser impossível pra poder manter todo mundo... reajustes na aposentadoria só vão vir pra piorar a situação, porque o dinheiro vai estar acabando
A crise de imigrantes ilegais vai piorar a situação
 
As familias vão começar a passar fome, avó, pai e agora netos, sem trabalho, vão perder suas casas, e viver na rua
Isso vai começar a criar uma divisão enorme na sociedade... em pessoas com formação e ultilidade na sociedade, e as pessoas sem trabalho e sem utilidade
As pessoas sem utilidade vão ficar marginalizadas, e a falta de educação vai fazer com que elas passam a atacar os com utilidade... piorando a divisão, pois essas pessoas usaram de força... de maquinas... pra se defender
Nisso as pessoas com utilidade vão passar a substituir mais e mais a força humana pelas maquinas, com medo de que os sem utilidade possam os atacar ou os roubar, dividindo ainda mais a sociedade, até que muros de ferro faça o trabalho final
Ai ou é os marginalizados sem utilidade derrubando esse muro e pedindo mais direito, que impediram o avanço das maquinas... ou é gente morrendo de fome do outro lado do muro...

Parece loucura, daria.... não pera... tem filmes já sobre isso...


Mas é o nosso futuro
POR ISSO VOCÊ PRECISA CORRER VADIA
Pra evitar ter filhos, pra poupar eles e você do futuro, e tentar alguma carreira, ou formação, que te de estabilidade
O mais importante é que te de dinheiro o suficiente pra guardar um pouco todo fim de mês, pra você não precisar se apoiar na aposentadoria no futuro



Mas eu sei que é difícil
 
 
Eu to pensando seriamente em trancar minha faculdade e começar outro curso, ou seja, todos esses anos jogados no lixo, e o dinheiro investido... isso doi mais... e recomeçar tudo do zero
Estou em duvida entre faculdade de psicologia ou de musica... esses tempo estou fazendo curso de canto e voltando e estudar sobre teoria musical, voltando a pegar em instrumento... até porque ver gente doida... eu tenho um espelho e esse blog, isso é todo o dia... como sempre em duvida...

Tipo... isso é normal, a maior parte das pessoas fizeram isso... começam um curso, não terminam, vão pra outro, e pra outro... até ter certesa de uma carreira... cair de cabeça e se formar
Poucas pessoas se formam mesmo anos dos 25 anos, a maioria demora e demora, e hoje em dia penso que é o ideial, isso te da mais chance de experimentar carreiras até a inspiração bater no seu cu e te dar energia pra investir em algo, porque você finalmente se apaixonou, do que se forçar em fazer alguma coisa, chegar no final, entrar no mercado de trabalho, e ficar infeliz, ou não se destacar e não conseguir um emprego

Mas eu me sinto  insegura... porque é... recomeçar... são mais anos na minha conta... pra mais um futuro inseguro, indefinido... que pode flopar...

Sei lá, sorte de quem tem pais numa carreira que gosta e já ganhou de presente a certeza de um futuro.... a nós meros mortais... a dor, sofrimento e a gritaria...
...

E O APOCALIPSE






4 comentários:

  1. Sim...eu sempre me pego pensando nisso..no futuro. E, sim, a previdência corre risco de quebrar. Tanto é que os auxílios estão sendo pagos com empréstimos que o Br faz, aumentando a divida externa. Na minha familia tem gente com mais de 30 que nunca trabalhou (menos de 3 anos no mercado). Casou, teve 3 filhos, e é sustentado pela aposentadoria do pai. A pessoa não contribui com a previdência, não investiu ou emprendeu em nada e tá lá, achando que os filhos vão sustentá-la na velhice. O problema é que eles não são prodigios, conseguiram repetir de ano (2 vezes) em escola pública, o que diminui as chances de eles se inserirem no mercado em uma carreira que não seja de ensino fundamental(que estão acabando).
    Quando minha mãe chegou em Sp do Nordeste (dec.70) ela arranjou emprego aos 14 anos sendo semianalfabeta. Só sabia escrever o nome e frases basicas. Não sabia nem matemática básica da básica e conseguiu emprego em chão de fábrica. Hoje as máquinas fazem o que ela fazia e ela usou o dinheiro para emprender em uma lojinha e vive bem.
    Hj o mundo esta cheio de cigarras e poucas formigas. E o inverno esta próximo e só quem se preparou vai literalmente sobreviver.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião você deveria fazer a faculdade de música pois você fala disso com paixão e tem mais dedicação por isso.
    Tô bem com medo do futuro na verdade, as proximas gerações não sei se terão que passar por essa crise que a gente está passando ou tudo vai se ajeitar até lá !

    ResponderExcluir
  3. Ja que voce tambem pensa em psicologia, que tal ser tipo uma psicologa alternativa? Eu vi um desses em são paulo, não lembro o nome dele/dela mas seria legal, pra ajudar os pacientes e até os pais deles a aceitarem, desmitificarem coisas que eles pensam de ruim, lidar com situações tipo emprego, quebrarem estigmas, além da terapia que um psicologo comum tambem oferece, ou faz os dois cursos, na minha opinião psicologia renderia mais frutos e a musica voce pode manter como hobby ou um
    segundo trabalho ou um projeto paralelo

    ResponderExcluir
  4. Bem... vejo a vc ainda tá meio iludida considerando suas opções, o q mais tem de desempregado e psicólogos, conheço pessoalmente,
    E músicos da vontade de rir.
    Vai demora essa substituição, mas nem médico ta salvo, já tem máquinas q fazem pequenas operações. sem fala de milhares de empregos que precisam de CuRsOs supERiorEs inúteis na vida real.
    Porra na minha família e na sua tbm provavelmente tem alguém q fez tal curso q não serve pra porra nenhuma pq já foi substituído por outro trabalho ou MáQuiNas.
    Pela sua lógica da na hora de feira é morre, mas sim as pessoas precisam se move, provavelmente empreender, para de sonha alto como ArtisTa, YoUtUber, Presidente de sei o q, nem todo mundo nasceu pra vira executivo, acha seu próprio caminho.
    Hj tem muita donzela em perigo esperando ajuda, mas ninguém vai resgata.

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...