segunda-feira, 18 de julho de 2016

Viktoria Modesta

Viktoria Modesta foi uma grande promessa no fim de 2014
Mas que desapareceu do top tão rápido quando apareceu




Viktoria apareceu no Youtuke com o vídeo clipe Prototype como uma promessa de um grande nome no mundo pop, por traz dela estava a Channel a promovendo...
Esse é o clipe:

O clipe foi um tanto viral, não tão viral quanto os vídeos virais que acontecem naturalmente... Não foi naturalmente o caso dela, eles venderam o pão dela com uma legenda que chamava atenção (muito jogo de marketing), algo para tentar fisgar os ouvintes... O foco, além dela, era a pena que havia sido amputada do joelho para baixo...
A causa foi que quando ela nasceu aconteceu uma negligencia durante o parto, na qual resultou um problema na perna, esse problema veio com ela por anos, sem cura, persistindo e dificultando a vida dela. Em 2007 ela tomou uma decisão difícil e que poucos fariam, já que a maior parte de nós é apegado a aparência do que a qualidade de vida, ela decidiu que era hora de cortar o mal pela raiz e amputar a perna. Ao invés de ficar trancada em casa abatida, ou procurar uma vida normal com uma prótese (hoje em dia é possível graças a ciência) ela fez disso uma marca registrada e se lançou como modelo alternativa.
Ela teve uma grande oportunidade de trabalhar com maravilhosos estilistas que fez disso arte. Ela usou disso para tentar inspirar um tipo de beleza diferente em mulheres, gays e pessoas que tiveram partes do corpo amputadas pelo mundo...
E então no fim de 2014 ela foi lançada pela Channel como cantora pop... Mas antes ela já era cantora, ela já fazia músicas... E na minha opinião, as músicas dela não são grande coisa, mas as anteriores era melhores
Esse é de 2012, o nome da musica é "Only You", eu não gosto da musica, mas a ideia do clipe é interessante, e foi bem mais barato que o vídeo da Channel...

Ok...
Acontece que ela não emplacou, mesmo todo o Marketing em cima dela, toda a mensagem positiva, fashionista e sexual, a coisa não foi... Primeiro, como eu disse, a coisa não viralizou como os vídeos que acontecem naturalmente, os números não se manterão em alta e ela foi de um assunto que fez um barulho á silencio...
Daí me vem o porquê? Seria a música? Ou... A única graça do vídeo era o final, aquele ballet com a perna de ferro é magnifica, porem o clipe inteiro é... Digamos... “Eu já vi isso antes”, a única diferença era a perna dela... Essa coisa com sexualidade no meio é tão banalizada, que hoje em dia só choca quando não tem, e... Ela não foi a primeira mulher que veio com a ideia da “mulher biônica”, muitas já fizeram... Até a minha Xtina fez isso (link):

Ou a letra?
A letra é a onde ela tentou passar a mensagem, por mais que o clipe era só pegação e dança (e aquele final magnifico rebaixado a bônus)
Essa é a letra:

"Outra vida, preenchido com peças
Placa de circuito, corações de conexão
Nostalgia para o futuro
Estamos brincando de deus
E agora é a hora
Estamos sem limites, não estamos confinados
É o nosso futuro

Estou a pro... Eu sou o pro... Eu sou o pro
Estou a pro... Eu sou o pro... Eu sou o protótipo

Provocativamente, nego seu esforço
Eu sou uma peça dedicada
Porque eu não estou limitado pelo método
Eu não é um outro projeto, apenas brincando com a sua lógica
Eu sou progressista, não agressivos
Pare limitando-se com a sua ambição
Seus insultos eles só me dar munição
Eu tenho um pente cheio e um chicote quente
Você está pronto
Porque nós vamos em uma viagem de culpa

Convoca-me, peça por peça
Arranque fora o incompleto
O modelo do futuro
Colisão mentes, é apenas um começo
Sinta as faíscas, estamos construindo arte
É a vertigem da liberdade"

Pelo que eu entendi, a mensagem da música é uma coisa sobre não ter medo de ser diferente, e não deixar nada moldar para o normal e impor sua diferença, ela se refere a esse “nada” (que quer impedir ela ou molda-la) na música como algum tipo de regime que tem “medo” dela influenciar os outros, e no clipe ela acaba fazendo isso
Ok, a letra é até legal, a melodia é bem irritante, o clipe daria para trabalhar mais nisso, mas ficou cheio de cenas clichês... A coisa toda era querer revolucionar e chocar... O pior é que tinha peças para isso, ela é diferente, pode não ter uma grande voz, mas tem carisma que dava para compensar isso, a letra dava para pôr mais coisas e deixar mais alto do que esse chiclete repetitivo, e a história do clipe tinha alguma coisa ali, e essa ideia de fazer da prótese como algo fashion, mostrando com orgulho é genial... Mas parece que quando os diretores viram que ela tinha uma prótese, acreditaram que era isso o tudo, que era só focar nisso e jogar uns confete que estava feito... E não foi...
É triste... Porque seria legal ter algo diferente na mídia, pois ultimamente as coisas andam muito previsíveis, com exceção a algumas coisas que lançam, mas o resto tem muito cheiro de fábrica (tudo feita na mesma fábrica, tudo da mesma privada)...
Já que pôr a prótese com glitter não deu certo, eles largaram ela de lado e ela ficou esquecida... Na época eu esperei ou eles tentarem de novo, só que brincando mais com o tema, indo mais afundo no assunto, ou que isso abrissem uma porta para pessoa diferentes com assuntos diferente no topo do mundo pop, parecia uma faísca que as coisas finalmente iriam inovar... isso foi em 2014... E nada ainda aconteceu...


...
Atualmente ela ainda tenta, ela vai lanças coisas novas, mas os números dela voltaram abaixo do que ela tinha antes dela ser descoberta e lançada pela Channel... Isso é ruim para quem quer ser um ícone pop... 
A ultima apresentação dela:

É importante por pessoas diferentes na mídia? Bem... Pessoas que acabam tendo partes do seu corpo amputada acabam passando por diversas dificuldades psicológicas, emocionais e físicas. A muito julgamento e pena em volta de pessoas assim, e sem falar que é bem difícil conseguir uma boa prótese (porque tem que se fazer um adaptada a cada tipo de corpo, pois não se pode gerar outros problemas, como na coluna se caso não for do tamanho certo)... Mas auto-estima abalada: a pessoa sentir que o mundo só pode ter nojo ou pena, e se sentir como uma peça quebrada é o mais difícil, são feridas por dentro que tombam mais as pessoas... É legal ter a ideia das pessoas falando mais sobre o assunto, e tratar como se fosse algo que pode ter jeito, que não é um ponto final mas um início de uma nova história, o membro nunca mais volta, mas novas forças podem vir.
A ideia de tornar isso fashion eu acho interessante pois torna o acontecimento mais agradável (fazendo isso um acessório), mas principalmente haver mais barulho e interesse sobre o assunto para que façam próteses cada vez melhores e confortáveis e que possam levar elas para pessoas que não tem muitos recursos para obter uma melhor (nem todo mundo quer uma perna que brilha), a ciência trabalha nisso, mas o desinteresse das pessoas que não tiveram esse problema faz com que o assunto não progrida, até porque você não precisa de um prótese e não vai traz ao não ser que precise ou alguém que você ama precise, talvez a imagem de uma mulher brilhando faça com que as pessoas pesquisem e deem apoio para instituições que trabalham nisso, porque você sabe como o ser humano é, só vai se for do seu interesse ou se for para entretenimento.
Mas para admirar uma pessoa, que seja porque mereça, que seja porque tem realmente algum talento ou fala algo que ninguém possa fazer, pois casos de superação tem bastante. A única coisa diferente sobre ela é o tom do fashion, mas não sei disso em relação a sua música... Talvez ela traga algo dessa vez...
Então... É importante? É importante falar do assunto, mas se for para admirar alguém como ídolo, que seja por um motivo grande... Que ela então inspire as pessoas que passaram por isso a tentarem  também arriscar mais e viver fora dos limites...




4 comentários:

  1. É uma pena que não tenha dado tão certo. Ela me parece ótima, adorei a beleza física e o ar de superioridade que carrega.
    Espero que num futuro próximo ela renasça das cinzas como é digno de uma fênix.

    Ps: Estou inspirada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecy!

    O cantor Roberto Carlos tem parte de sua perna direita amputada, desde que sofreu um acidente aos seis anos de idade, sabia?
    Quando foi que tu ouviu ele falar disso, ou quando tu viu um clipe dele mostrando a deficiência?
    Ele nunca mostra porque obviamente não quer ser reconhecido como "o cantor deficiente", ele quer ser reconhecido pela voz ou pelo talento.

    Mas no caso da Modesta é diferente, porque um homem pode cantar a vida inteira de calças, mas a indústria musical sempre apela para que se mostre o corpo da mulher, triste fato.
    Imagine se ela escondesse este detalhe, iria cantar só de calça, sapato fechado e vestido longo, tu acha que ela teria mais chances de decolar só mostrando a voz e o talento?
    Diferentes todos nós somos, mas deficientes são minoria, será que as pessoas simplesmente não se identificaram com ela?
    Será que ela causou mais pena do que admiração?
    Ou será que a carreira dela não foi para frente justamente por causa dos preconceitos enraizados do público?
    Nunca saberemos!


    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minha opinião ela esta sendo ótima mostrar que qualquer pessoa pode ser Diva, lacradora e isso é inspirador para as pessoas que é como ela e não pq quer ser reconhecida pela sua deficiencia aqui no Brasil temos pessoas que são alejadas das mãos e tocam violão com os pés e isso ñ é feio feio é esconder quem vc é e ñ é feio ela mostrar e inspirar outras pessoas igual a ela e mostrar que todos são capazes SIM.E eu torço muito por essa Diva que Deus permita a ela a enfrentar qualquer obstáculos e pessoas preconceituosas e que tenha muito sucesso e que inspire muitas pessoas igual a ela.

      Excluir
    2. Vamos admitir que ela é Diva? Ela esta fazendo o certo SIMMMMM se expondo e inspirando outras pessoas igual a ela. Ela ñ é digna de dó e sim de respeito que ñ é todo mundo que tem essa coragem. E assim eu só concordaria com vc se caso ela se colocasse como uma coitadinha nos clips mas ela sempre aprece com a cabeça erguida linda e Diva tudo que uma cantora deve ser e é isso que importa. Gostei muito que vc expõe sua opinião no SEU blog mas eu discordei em algum ponto de vista que vc teve em relação a deficiência dela por isso que eu resolvi colocar a minha tbm.

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...