terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Paz


Eu sou uma daquelas pessoas que acreditam que a paz é possível, não importa as situações anteriores...
A paz é um estado de espirito, não uma pessoa ou um tipo de pessoa, então dá para nascer, florescer e renascer em diversos lugares... Mas não em qualquer lugar...
Não, eu não sou aquelas pessoas mega positivas que acreditam na paz total, em qualquer lugar, no mundo total... Mas acredito que é possível... Mas... Não que vai acontecer...





Esse texto surgiu depois de eu ouvir uma conversa sem querer... Eu nem queria prestar atenção por não gostar de uma das pessoas que estava falando... Mas eu ouvi... Uma das pessoas dizendo que a solução de um problema era se afastar de qualquer pessoa que discorde dela, e buscar viver apenas perto daquelas pessoas que dividam os mesmos ideais... Que ficar perto de quem discorde de você machuca, causa brigas... Coisa irreconciliável... Era melhor evitar...

É uma solução "rápida", é isso que andam fazendo... Quando veem uma diferença as pessoas reagem a aquilo como se fosse um obstáculo, um problema, e tentam evitar, ignorar e sair de perto o mais rápido o possível... Antigamente as pessoas eliminavam o problema, de um modo bem direto (eliminando a fonte do problema, mesmo que seja uma pessoa) ... Senso comum...

Eu discordo... Acho que evitar um problema não faz o problema não existir, não resolve merda nenhuma... Apenas coloca terra encima da merda, e espera a natureza dissolver...


O que o mundo quer? Construir muros em volta de todos os "problemas" detectados, afastar pessoas, criar milhares de definições do que é o certo, e quando a barreira romper e alguém cair no outro lado do muro, apenas brigar... Olha em volta, os muros foram quebrados, as pessoas se perderam, suas verdades destruíram seus mundos, e agora estão pedidos, espalhados, se olhando torto, calados, apenas desejando que suas verdades os guiem, e destrua o que eles consideram uma mentira...
Dói muito conversar? Eu sei, é difícil.... Mesmo falando a mesma língua, o modo de falar nos dividem em espaços enorme, crateras profundas que a gente fica sem saber como preencher... Nisso as brigas aparecem, desentendimentos, alguém fala algo e o outro interpreta como ofensa... É muito fácil se ofender quando é um ignorante... ignorantes se ofendem com qualquer coisa.
Levaria anos de conversa, inicialmente se conhecendo, se explicando... Procurando explicações... Abrindo a mente...
Sabe o que isso faz? Muda as pessoas. E eu acho que isso causa medo, medo da mudança, medo de provarem que suas verdades foram seus maiores erros, que estavam errados por anos, que a dor que causou, ou as pessoas que se colocaram no poder através da intocável “verdade” são uma farsa... Essas “verdades” são delicadas, como uma bolha de sabão, mas mantém tantas coisas, como pilares velhos de uma velha construção, mas que não aguentaria os ventos do norte... O sopro fresco no novo...

As pessoas se doem tanto por causa de palavras, por causa de um "discordo de você", a possibilidade de estar errado, a ponto de precisarem de psicólogos para reparar o dano, a ponto de sentirem rejeição ou ódio por aqueles que o fizeram se chocar com suas ideias

 Mais fácil correr para perto daqueles que concordam com você... Para a bolha... O espaço seguro...
Eu nem me fico me doendo por causa disso, mas o que me dói é as pessoas se destruírem e nunca se dar uma oportunidade de ouvir, de se abrir... Pessoas perdem amigos, ou ganham inimigos por causa de ideias que se chocam, mesmo que a pessoa esteja lá ao seu lado, o que importa é que estejam alinhados, que concordem entre si... Parece que a coisa mais preciosa da humanidade é o ego, e saber que mataram por causa disso por séculos, que tornaram o ego um patrimônio cultural, isso dói
Esse mundo é muito estranho... Mais estranho saber que a diversidade ainda se manteve nesse milênios todos, mesmo sendo caçada e eliminada...  

Talvez um dia eu entenda isso...

2 comentários:

  1. Oi Cecy.
    Evita o problema não muda absolutamente merda nenhuma mesmo. O correto é enfrenta-lo, e seguir em frente, independente da resposta do problema. ><
    Queria que isso grudasse na minha mente.
    Saudades.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu n comento todo post porque eu tenho medo de ficar parecendo que eu to enchendo demais rsrsrsr, mas esse não deu (mais) pra deixar passar batido. Eu me identifiquei com a parte "alguém fala algo e o outro interpreta como ofensa", ja perdi a conta de quantas vezes acontece comigo (e com muitas outras pessoas que eu ja percebi faz tempo), parece que ninguém pode ver alguém que pensa diferente ou não é 8 ou 80 (minoria nem maioria nem X nem Y nem Z) e não tem medo de mostrar isso que geral ja parte pro ataque, parece que faz questão de não entender a parte do (((((((é minha opinião/é o que eu acho))))))) e faz alarde a troco de nada (ou likes do rebanho quando é na internet), parece tbm que além de terem preguiça de procurarem saber mais sobre as coisas tbm não conhecem a palavra RESPEITO (isso eu to falando de opinião, pessoas problemáticas ou extremistas é outra coisa). Quantas vezes voce vê "tudo bem eu não concordo mas respeito a sua opinião" ou "eu reconheço que exagerei" (principalmente em rede social ou quando vem de extremista)?

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...