sábado, 11 de fevereiro de 2017

O caso da Rachel Gutvilen


O que um chefe pode ou não pode te dizer?
O que é abuso ou não?
O que pode ser levado em conta como agressão ou não?

Pense na situação:
Se fosse demitida por estar fora de forma, e durante o tempo que você trabalhou, teve que aguentar comentários sobre estar gorda e então ter uma auto estima abalada...
Porem esse ambiente de trabalho é de beleza, e estar bonita é o necessário...




Foi isso que aconteceu com uma ex-dançarina do Faustão, a Rachel Gutvilen. Ser dançarina de fundo desses programas famosos é um posto cobiçado por muitas profissionais no mundo da dança, por causa da competição, e se tratar de algo que deve agradar aos olhos do público, só as meninas consideradas melhores, mais carismáticas e atraentes conseguem alguma vaga, e essa moça já esteve lá. Em 2013 ela foi demitida, e depois de um tempo decidiu processar a Rede Globo por danos morais.



Pouca gente sabe, mas qualquer um pode abrir um processo ou fazer um b.o., agora se isso vai dar algum resultado é uma outra história. Tem coisas que podem ser vistas como “insignificantes”, ou injustas para quem está sendo acusado. As pessoas evitam ser processadas por ser algo chato e desgastante, mais emocionalmente e fisicamente do que no bolso. Ninguém quer ser processado, mas muita gente quer processar, hehhe, apenas olhe a lista enorme de processos que parecer ser insignificantes no mundo das celebridades, o caso da Wanessa Camargo... Bem, ela ganhou o processo, e muita gente considerou injusto, e de bônus... Ou moeda de troca, ela virou um meme, e uma piada que poderia ser passada como algo despercebido, acabou a perseguindo até hoje... Ela ter feito barulho fez a piada ser imortal... Vai entender...
Bem... Qual o motivo do processo da Rachel?
...
...
Rachel Gutvilen foi chamada de gorda...

De acordo com ela, enquanto trabalhava lá, os coreógrafos viviam a chamando de gorda, feia e cheia de celulite, e eles a acusavam a não saber dançar... E de acordo com ela, isso causou danos em sua auto-estima, e isso não aconteceu apenas com ela, mas com outras dançarinas, e ela ainda tem outras meninas como testemunha...


Okey, sobre ela se sentir ofendida é com ela, ninguém pode dizer como alguém deve se sentir... Mas sobre isso ser grave... Depende...

Pode ter acontecido 3 coisas em minha visão...

A primeiro é o que ela realmente diz... Alguém de lá dentro foi rude com ela diversas vezes, a depreciando... "Gorda, feia, cheia de celulite", e por mais que possam ser os chefes dela, nenhum superior tem direito de depreciar, eles pode te criticar (essa coisa de ser acusada a não saber dançar), mas não destruir sua auto-estima, por mais que seja algo que esteja incomodando ou frustrando o chefe, ele não é seu dono... Porém... Está se tratando de um mundo que busca a beleza quase que em primeiro lugar, a beleza é um dos conceitos procurados, que corta e coloca meninas lá dentro, e ela estar gorda... Bem, se para eles, se ela está gorda, e estar gorda seja algo negativo, direito deles de demitir, e colocar candidata melhor no lugar, por mais que no padrão de outras pessoas ela não esteja gorda, a empresa é deles, os conceitos e regras é deles... Mas a coisa de ficar depreciando a menina que é algo negativo, e devidamente algo errado... Mas... Digno de processo? O que ela quer?

A segunda hipótese foi que alguém, ou uns alguéns ficou comentando ou então alfinetando a moça com esse tipo de comentário, meio que a avisando sobre ela estar acima da margem estabelecida, e um dia, bom!, foi demitida, teve até tempo de concertar isso, e a reação dela foi ficar muito ofendida e então querer processo

Em terceiro... Algo de meio termo...


Sobre a questão de sentir na pele o que a moça sentiu... Eu pessoalmente já fui chamada de gorda, numa intenção de me ofenderem, e a minha reação é quase um "estou gorda por ter comida boa em casa, e você falta é do que dizer sobre mim" , mas acho que ouvir várias vezes a mesma coisa deve ferir sim o ego
But...


Olhando em outro angulo... Tente ver essa situação em uma fábrica de brinquedos, tem um funcionário que não faz as bonecas como esperado, então ficam o dizendo que ele é péssimo, o tempo todo, até que ele é demitido... Ou em uma escola, ficar dizendo ao professor que ele não é inteligente e comunicativo o suficiente, fazendo a auto estima dele ser abalada e suas energias produtivas caírem... Eles tem razão em sua opinião de processar?

Eu creio que isso não deve ser visto como "um crime de ódio", até porque "gordofobia/fatfobia" não está na lista do que é considerado (que apenas é contra gênero, sexo, religião, deficiência e nacionalidade), mas sim por ser tratar de uma empresa que procura beleza como requisito, e no caso, ela falhou, porém ninguém tem direito de maltratar a moça, era dar um aviso de que ela estava acima da margem esperada, e então demitir... Ficar depreciando não ajuda ninguém, na verdade, ser depreciada engorda pra cacete

Mas eu também não acho que ferir o ego de alguém seja algo que a justiça tenha que resolver, emocional de alguém é uma coisa, ego é outra.... Você realmente machuca alguém quando fere seu emocional, o ego é meio que um castelinho que a própria pessoa constrói baseado em coisas que ela quer controlar... Você não pode controlar o que as outras pessoas vão pensar, falar ou se expressar sobre você, se você acha que é amarelo e alguém diz que você é azul, é azul para ele e ponto. Acabou a conversa. Vai calar todo mundo que acha que é azul ou outra cor porque te dá vontade de chorar... SERIO?  

Eu pessoalmente acho que processo não vai levar a nada, só deu uma péssima imagem a ela, que até hoje é ligada a situação, e saiu como aproveitadora por lutar por aquilo que ela achava que era justiça, e provavelmente fechando as portas de novas oportunidades, em minha opinião seriam mais útil se ela apenas tivesse jogado a situação para a mídia e tentando prosseguir
 (é, esse processo não deu em nada, mas em um tempo atrás ela ainda estava tentando...)


Um comentário:

  1. Bem se ela se sentiu lesada, acredito que sim... vale o processo. Mas muita gente ali, só fala merda sinceramente --'

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...