terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Gangnam Unnie : Todos com o mesmo rosto

Várias meninas na Coreia do Sul fazem muitas plásticas para se encaixar em um padrão de beleza que reina nessa terra. Os resultados das plásticas fazem todas ter o mesmo rosto.
A obsessão pelo padrão Ulzzang ganhou um apelido não muito carinhoso, o Gangnam Unnie




Coreia e Brasil são locais muito diferentes, por muitos motivos, e um deles é a enorme pressão que as pessoas da Coreia sente em estar apresentáveis o tempo todo. As pessoas de lá são mais sinceras e dizem na sua cara se você está bem ou não, e os padrões de beleza são bem reais e muito presentes, tem pessoas que não conseguem emprego ou são excluídos de círculos sociais por não ter aquele rosto ou corpo.
Casos de pessoas que entraram em depressão ou até mesmo se mataram por não nascer de uma forma, ou não ter dinheiro para conquista-la são alarmantes.
Nisso a indústria da beleza lucra muito com a insegurança das pessoas, muitas jovens fazem plástica, na mesma naturalidade de mudar o guarda-roupa (mas como se as antigas roupas fossem feias e antiquadas), ou meninas que editam suas fotos, em cada detalhe, e saem por aí com mascaras no rosto nas ruas (vergonha da própria aparência).

O Gangnam Unnie é basicamente isso:








Rostos iguais, assustadoramente iguais, edição ou plástica, todo mundo é o mesmo.
Essa visão preconceituosa de que todos na Coreia amam plásticas é quebrada com o fato de que muitos criticam duramente a parte da sociedade que se escravizou pela beleza. Mesmo existindo essas pessoas, a parte da sociedade que se importa é grande e cada dia se torna maior e mais dura, cada dia a indústria da beleza está evoluindo e as pessoas entrando nela, procurando bem-estar e auto-estima... Vendida em farmácias...


Eu pessoalmente não sei o que dizer, é assustador saber que não conseguira um emprego por causa da minha cara de batata, que as pessoas não andariam comigo pois não sou agradável aos olhos. Creio que a maior parte da pressão vive dentro da gente, saber que lá fora alguém pode te rejeitar por algo que você não escolheu é assustador, imagino que esse receio alimenta a indústria da beleza, ninguém quer passar pelo constrangimento de não ser o bom o bastante, por mais que todos vamos passar por isso um dia.
Ao mesmo tempo é bom para as pessoas a liberdade de buscar sua felicidade, mesmo que seja se modificando, mas a questão que fica é: isso realmente deixa as pessoas felizes, sobre elas mesmas? Ou isso é mais um modo de agradar os outros e evitar dor?


4 comentários:

  1. Ai deus, sério que tem até isso por lá ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Isso é doentio. Boa parte da populaçäo da Coréia sem dúvidas está bem alienada pra achar isso bonito e harmonioso.

    ResponderExcluir
  3. Sem or...essa foto da Bom (a do cabelo laranja) é desastrosa...mas para uma boneca de plastico de mais de 30 (essa foto que tu postou é antiga), Bom até que está bem? haha

    No local onde fazem essas plasticas, os coreanos brincam que quando vc passa por lá você vai ter a impressão de já ter visto a mesma pessoa passar por ti umas 15 vezes, só imagine...

    Elas já não tem o que fazer na cara e ainda apelam pro ps...gurl, stop

    Mas assim, não sei se tenho algum problema, mas rosto de gangnam unnie (sem o ps) me parece menos assustador do que os bonecos de cera, digo, plastica de hollywood...

    ̶E̶u̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶c̶o̶n̶s̶i̶g̶o̶ ̶p̶e̶n̶s̶a̶r̶ ̶n̶o̶ ̶a̶s̶s̶u̶n̶t̶o̶ ̶p̶l̶a̶s̶t̶i̶c̶a̶ ̶s̶e̶m̶ ̶p̶e̶n̶s̶a̶r̶ ̶n̶a̶ ̶m̶u̶s̶i̶c̶a̶ ̶m̶r̶s̶ ̶p̶o̶t̶a̶t̶o̶ ̶h̶e̶a̶d̶,̶ ̶h̶e̶l̶p̶ ̶m̶e̶

    nada muito com o assunto, mas já ouviu falar sobre a primeira modelo plus size da coreia? me parece algo que te interessaria ver e comentar sobre, visto que plus size de lá não é o que chamaríamos de plus size.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de tocar no assunto, mas lá alguns pais dão cirurgias plasticas de presente. Provavelmente tu deve ter lido já, mas não paro de pensar no quanto isso é doentio...
      Mas pelo que acompanho, as pessoas estão mudando as suas opiniões lentamente e, sempre houve muita gente por lá que não aceita essa ideia, o que me deixa feliz de saber
      Mas ainda fico triste pelo que ouço de lá em geral, já ouvi falar de uma coreana que não gostam que perguntem se eles comem carne de cachorro porque eles se importam muito com a imagem externa do país e desde que uma celebridade de fora comentou sore, eles notaram como o mundo encarava isso, ou seja, perguntar isso é meio que perguntar "vc é atrasado ou já evoluiu?"...se eles não gostam de parecer atrasados, imaginem se o mundo parasse para conversar sobre o jeito que mulher ainda é vista por lá, sore o fato de gays se esconderem tanto que ate baladas onde pessoas do meio se encontram são extremamente escondidas, etc etc, poderia ficar o dia falando sobre...a Coréia está mudando lentamente (os jovens no caso, estão tendo uma visão mais global desses assuntos) mas mesmo assim, falar da Coréia em certos assuntos parece uma viagem no tempo.

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...