domingo, 16 de abril de 2017

Novo na casa? Como fazer seu gatinho se dar bem com os outros gatos? (Por mim mesma, a doida dos gatos)


Eu tenho bastante experiência com gatos, a anos eu tenho, acho que as minhas primeiras amizades foram com gatos
Minha mãe dizia que eu corria atrás de gatos quando bebe, ou seja, passei a andar para ir atrás de gatos
Eu não posso ver gato... Não mesmo... Porque eu adoro... (gatos humanos também, rç)
Então eu entendo bem a espécie mais inútil de felino (ou acho que conheço, mas eu sei de porra nenhuma sempre no final)... E vou usar esse conhecimento para te dar umas dicas, se caso você precisar



Gato é um bicho amado e odiado, os bebes estão junto a humanidade a milênios, e diferente do cachorro, evoluiu pouco, porque vamos combinar, eles já são perfeitos
Eles são uma máquina fofa de matar, são habilidosos, carinhos e energéticos, e é um bicho que combina com qualquer pessoa... Tem pessoas que dizem não gostar por causa da experiência ruim com algum bichinho, porque foi na maior inocência tocar no capetinha e ele enfiou as garras tão fundo que deixou uma cicatriz de 16 metros sobre a pele... Mas acontece que o gato tem muita personalidade, para mim, em minha experiência, é o bicho doméstico com mais diversidade de personalidade, junto os pássaros... Você nunca sabe com que pessoa vai lidar, com gatos a mesma coisa, eles são temperamentais muitas vezes, cheio de manias, ou podem ser simples, as vezes você topou com um gato filho da puta, ou em um dia ruim... Sim, gatos tem dias ruins!
Bem, se você adotou um novo gato, já tendo um outro, sinto muito em te dizer, mas você cometeu um erro
...
A primeira dica é que menos gatos na sua casa, melhor, o número ideal de gatos em uma casa é 1, e o máximo indicado é 2... Quanto mais gatos, pior fica... Muita coisa ruim pode acontecer
... Eu vou tentar explicar o porquê
Você provavelmente deve ter ouvido ou lido que teve um estudo que disse que “gatos veem humanos como gatos gigantes”, e nisso eles se sentiriam um de nós... Eu acredito mesmo que esse estudo esteja errado, ou é bem tendencioso para agradar donos de gatos que querem se sentir uma mulher gato da vida


Gatos, como qualquer espécie de animal, sabe identificar e diferenciar espécies, sexo e formas, a prova disso é que eles se comportam diferentes com outros gatos, humanos e outros animais, o cheiro, a forma e o comportamento ajuda na identificação, eles sabem que a gente é diferente deles. Isso é uma base em que gatos não se sentem bem em dividir coisas com outros gatos, você sabe o quão gatos não prestam, pois nem eles se suportam


Existe vários motivos para que gatos não se sintam bem com outros gatos, o primeiro é os ciúmes... Gato são bichos egoístas e medem as coisas de uma forma incrível, eles observam você com outras pessoas e principalmente com outros gatos, eles vão procurar e vão notar se caso você mimou mais o outro gato do que ele, e ele vai se sentir mal com isso... Você pode fazer dois gatos se odiar dando carinho mais em um do que em outro, ou punindo de formas diferentes, isso cria uma rixa entre eles. Se for dar carinho em um, vai ter que dar em todos, não importa se você não tiver tempo, é melhor nem começar, e se ficar mais tempo acariciando um, ele vai notar... Você pode reparar, eles ficam observando...

Um outro motivo é a comida, na fartura eles podem se dar bem, mas se caso comece a faltar ração os gatos vão passar a se culpar e brigar, não importa se eles são gordos, e se for apenas por algumas horas, a fome desespera os animais, e o instinto vai fazer com que eles tentem eliminar uns aos outros para ter menos animais e logo mais comida sobrando... Vários animais fazem isso? Mas gatos fazem as vezes mesmo não faltando ração, ou porque uma quantidade foi diminuída, ou porque deu na cabeça deles que é melhor prevenir diminuindo a quantidade de competidores... E aí começam muitas brigas

Gatos são extremamente territoriais, muito mesmo... Sabe quando gatos começam a esfregar a cara ou o corpo em coisas, na maioria das vezes isso não é pedir carinho, mas sim passando seu cheiro ou hormônios em coisas para dizer que aquilo ali é seu... Se seu gato costuma esfregar a cabeça em você, ele está dizendo que você o pertence, e cuidado para ele não mijar em você numa próxima... Os gatos tem um canto para tudo (comer, defecar, dormir, tomar sol, passar o tempo...), elas são organizados e odeiam mudança... E principalmente odeiam “gente” de fora no território deles. Ter outro gato pode criar uma competição enorme entre eles, se caso eles não se organizarem, ou sentirem que um deles é o mais preferido, você vai ver xixi para todo lado, coco em lugares inesperados e pelos em seus tecidos. O gato novo querer o mesmo canto para suas manias é pedido de uma guerra mundial entre eles.

Quando mais gato, mais estresse, mais competição, mais medo de ficar em comida, mais de "você está dando mais carinho para aquela vadia!? Vou mata-lo!", tanto que gatos criam subgrupos entre eles para uns combaterem os outros (se juntam para brigar ou se apoiar em brigas)
Gatos tem vida social, quando você tem muitos gatos, e isso estressa ele, gatos podem ter companheiro á inimigos, mas eles sempre vão preferir ser o único da casa, e evitando passar por isso
Então trazer outro gatinho para casa, ou criar um gatil pode não ser uma boa ideia
Mas se caso você insistir
...


Você vai dividir seu mundo com alguém

Se você vai adotar um outro gato, organize-se para o primeiro encontro, se ele já está em casa, dívida os dois por um tempo, não deixe eles se verem, brigarem e criar ódio entre os dois. Gatos odeiam surpresa, e ele vai ver o novo gato como intruso, e se você acariciar o novo intruso, isso vai ser visto como ofensa...
A primeira coisa a fazer é deixar eles ciente do cheiro um do outro, pegue um pano e esfrega nos gatos, coloque até pelos nele, e leve para ambos cheirarem o cheiro de seus futuros companheiros... A reação é importante... Se caso o gato ignorar é um sinal de que a coisas podem ir bem, se ele rosnar é um péssimo sinal... Se ele esfregar a cara... É um pior ainda, ele está basicamente remarcando aquele pano, dizendo que é dele... Ou seja, não vai aceitar muito bem dividir com outro gato
O cheiro para um gato é muito importante, se caso ele se acostumar com o cheiro, as chances de eles se tolerarem aumentam, pois vai ser como se eles já se conhecerem... Então faça isso por tempos, até ele passar a ignorar o cheiro, como se tanto faz o outro gato estiver ali no cenário

Sabia que gatos constroem hierarquia entre eles? Você pode saber quem é visto como mais forte com um prato de comida, o que comer primeiro é o grandão da turma, e os que esperarem são os submissos
Se você trazer um gato, e tiver apenas um pote de ração, eles vão brigar por esse e outros privilégios,  como "quem tem isso/esse poder", e o pote de comida vai ser um grande motivo, por isso você deve providenciar coisas para os dois antes de tudo, dois potes, duas camas, dois cantos, meio longes, mas no mesmo cômodo, assim eles não vão sentir necessidade de demonstrar hierarquia ou brigar por isso... Mas se caso se gato achar que ele deve ser o grandão, ele vai comer no pote dele e depois vai atacar o pote do colega... Meio que um "morre de fome ai, desgraçado"
Não trate os novatos como os queridinhos, mesmo que sejam filhotes, não fiquei nem dizendo "ainn, que lindo", e muito mesmo esqueça do seu primeiro gato, como eu disse, eles medem isso, e por ser alguém considerado intruso, ainda tem um segundo porquê...
Animais sentem rejeição como porrada, eles sentem que estão sendo deixado de lado, e isso estressa e pode até causar depressão... Eles podem acreditar ou sentir que foram trocados, e estranhamente eles nunca culpam os humanos, mas sim o novo gato, e ai nasce um ódio enorme entre ele.
Esse é um ótimo motivo para não trocar de animais, ou adotar e descartar, porque os animais sentem a rejeição, eles sabem que foram abandonados, ou rejeitados, e vão sofrer para sempre com isso.


Nunca puna seu gato na frente de outros gatos, ao não ser que ele tenha brigado sem motivo com outro gato... Serio, se caso ele arranhou algo, quebrou algo ou sujou algo, não grite com ele na frente do outro gato... Porque? Humilhação, eu percebi que gatos sentem isso, e percebi que sempre que eu gritava com um gato, segundos depois ele descontava a raiva em outro por ele ter assistido. Gatos odeiam serem assistidos enquanto recebem algum castigo por alguma travessura, e isso pode criar um ódio entre os dois se caso se tratar de um gato novo.

Uma caixa de areia para cada um, se não vão começar a marcar coisas

Se caso eles começarem a mijar pela casa, o estrago já foi feito, a competição começou, e só vai terminar quando você tirar o cheiro de todos na casa e substituir por outra coisa (cheiro de certas plantas ajudam, mas se caso um mijar fora do lugar, vai começar de novo)

Passe tempo diário com os bichos para eles não se culparem

Deixem eles se cheirarem... Eu faço isso regularmente, eu pego um gato no colo, pego o rabinho e ofereço para os gatos cheirar... Isso porque eles não fazem de uma forma natural... Pois gatos amam cheirar coisas e odeiam ser cheirados, diferentes dos cachorros... Sabe aquela coisa de cheirar o rabo? Isso ajuda também os gatos a se dar bem, cumprimentar e se conhecer (é essencial cheirar a bunda no mundo animal para uma boa convivência), mas como eu disse, eles odeiam ser cheirados... Você vai ter que fazer a iniciativa (eu sei que a cena parece estranho, mas eu pego carinhosamente, e ofereço a pontinha do rabo para o outro cheirar... isso cria laços entre eles)

Não deixe os gatos terem brigas de grito e nem corporal, jogue acha, grite com os dois, mas não deixe isso acontecer, se não vai começar a mijação

E faça os dois brincarem juntos, sabe, pegando uma corda, e colocando no meio dos dois, e fazer eles sentirem vontade de um correr atrás do outro, gatos criam laços brincando... normalmente a brincadeira termina com briga, com um querendo matar o outro... mas isso cria "caráter" heheheh




...

Bem, isso foram as coisas que me ajudaram a dar um pouco de paz em casa
Eu realmente não queria tantos gatos, mas eles aparecem morrendo de fome, e eu alimento, e quando vejo eles querem morar aqui
E aí eu aprendi a fazer isso
...

As coisas seriam melhores se as pessoas castrassem seus animais, ou a comunidade se dedicasse a um gatil decente e humanizado... Mas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...