quarta-feira, 5 de abril de 2017

Gurus de beleza, maquiagem, Youtube e muita propaganda

(queria um título sarcástico, mas minha cabeça está off)
Okey, isso é um desabafo pessoal


Oh, eu adoro maquiagem... Por mais que eu não use com frequência... Bem... Antigamente, na época de escola eu usava quase todo dia, eu não era muito chegada na pele, mas sim nos olhos (parei de usar base e pó quando descobri que o motivo das minhas espinhas era o modo que eu tentava disfarça-las)... Eu atualmente não uso maquiagem todos os dias, uma vez eu quase cheguei a ficar metade de um ano sem por nada no rosto, e atualmente as vezes... Mesmo para eventos formais, eu estava a um tempo atrás entregando currículo com a cara lavada, porque eu não consigo ligar... Porra nenhuma, mas acredite, eu amo maquiagem...
Eu gosto de cores, gosto de expressão, gosto de brilho, gosto da cor preta... Eu gosto... Só sou preguiçosa e... Não ligo... But... Eu gostava muito de ver vídeos de maquiagem no Youtube... Gostava... Gostava... (in past)


Sem motivo nenhum, eu gostava de assistir, e aquele vídeos bem drag queen, de transformações assustadoras que fazem uma menina normal cheia de espinhas virar uma boneca e pessoas abusando de cor... Eu não sei explicar, eu acho relaxante... Eu gosto de ver pessoas pintando (desenhando coisas em geral), tocando violão ou outros instrumentos e coisas do tipo, fazer alguma arte atraente, e maquiagem tem toda aquela coisa sensual e mágica

Eu gosto disso desde pequena, minha mãe conta que eu amava batom (não apenas para come-los e passar mal), mas a algo em cores que me hipnotiza...

Fun fact sobre mim... Eu sou meia daltônica! Não sei explicar, nem sei dizer se isso é daltonismo, mas eu vejo as cores apagadas, e não sei se esse é o motivo de eu procurar cores fortes... Eu costumo confundir verde com azul, rosa com laranja e coisas do tipo (puxei do meu pai, ele enxerga as coisas desbotadas, ele já não vê mais a diferença entre azul e cinza por exemplo)
Mas o que eu quero dizer é que eu gosto... Ou gostava de vídeos do tipo...
Eu lembro que eu era fã de maquiagens góticas que pareciam que as meninas derramavam um delineador inteiro nos olhos... Mas até elas ultimamente estão... Hum... Drrrrr...

O que anda havendo? Propaganda em todo o lado!

Antigamente era algo sugestivo, a marca aparecia no vídeo, elas não falavam, se falavam era algo rápido, tipo "eu amo essa marca", "eu amo o batom dessa", “essa marca patrocina esse vídeo”, e vamos ao conteúdo...
Agora 80% do vídeo é propaganda, a moça fica parando para ficar dando explicações e elogiando a marca, oferecendo cupons de desconto (que mesmo assim a coisa continua cara) e ai só um pouquinho é a maquiagem...

É assim... As maquiagens, o tutorial em si dura uns minutinhos, todo editado, cortado os detalhes que poderiam salvar os iniciantes, a maior parte é foco e zoom nos produtos, uma voz dublando o quando eles são bons... Ééé...

Oh, é isso, é tudo isso, é resumindo a isso, me sinto vendo aquelas revistas que eu insistia em comprar, prometiam falar de maquiagem, mas dentro era apenas fotos de produtos e propagandas sobre eles, o acontecer, a ação e a aula fica de fora

Eu demorei para entender o que estava acontecendo, algo chamado recebidos inundou o Youtube, eu achava que era lista de compras, aí me assustou que alguns canais postavam isso muitas vezes por semana, eu me perguntava quanto dinheiro a pessoa tinha para receber tanto produto... Mas ai eu lembrei dos negócios que viviam me oferecendo, tipo, eles oferecem ou o produto de graça ou uma porcentagem de promoção mais uma pequena grana, em troca você faz propaganda deles... Esse recebidos eram resultados desse negócios...

Aí eu fico pensando... Como alguém consegue elogiar algo que nem experimentou direito?
Cara, demora um tempo para você descobrir se algo é bom, a gente sabe que as coisas na loja parecem boas, mas na vida real, errrr... Até mesmo quando você compra, de primeira vista é tudo okey, as maquiagens costumam ter aquela cobertura (tipo, uma cor mais forte em cima do sombra, com um pouco mais de brilho, e o resto do conteúdo tem uma cor mais fraca), e só depois você descobre o que é realmente o produto, a durabilidade se descobre em questão de horas, a alergia em dias, a qualidade vai em questão de semana... Está lá a menina abrindo o pacote que acabou de chegar e fazendo mil elogios e agradecendo a loja pelo presente... E eu... Oi Helena!?

Aí eu me pergunto, o quanto é o suficiente? Algumas Youtubers parecem que tem uma biblioteca de "recebidos", mais e mais produtos... Quando vai ser o suficiente?
Okey, as melhores recebem dinheiro por isso... E quando vai ser o suficiente?
Alguns canais viram propagandas disfarçada de conteúdo... Tutorial? É praticamente a mesma maquiagem em todos os vídeos, o que mudam são as marcas mostradas... Os queridinhos mudam conforme o cache... Pqp

Ah sim, tem algumas que disfarça dizendo que estão fazendo aquilo porque os fãs pediram... Minha filha, a gente jamais ia pedir para falar de algo que custa um rim...
Aí entra a minha outra pergunta, e a principal, o quanto custa a sua identidade? Cara, eu acho okey propaganda, e também acho okey falar sobre seus produtos favoritos, mas o que eu ando vendo é que a galera anda aceitando falar de qualquer coisa por dinheiro, parece que qualquer marca que aparece oferecendo um "presente" a pessoa aceita sem questionar se é bom. Duro que eu já vi coisa pior, de Youtubers fingirem resultados, enquanto isso um monte de Youtubers pequenos falando mal, e os pagos falando bem, é possível ver que o resultado foi alterado, que aquilo não é natural...
O quanto custa a sua identidade, qualquer marca pode comprar?

Você dificilmente acha youtubers famosos falando mal de alguma coisa, porque isso afasta marcas de negócios futuros, porque as marcas têm medo da sinceridade, eles querem a propaganda, o negócio certeiro, de ter os números de volta... Sabe, para as empresas pagar para um youtuber é investimento, eles não podem arriscar, é mais fácil comprar alguém do que esperar que diga algo bom naturalmente... Porque vamos combinar, algumas marcas caras são só preço, quem entende de maquiagem sabe desse fato!
O quanto custa os seus seguidores!?
Tipo... Você tem respeito por quem te segue, porque você mente? Tipo, as pessoas te procuram por indicações ou tutorias... E você está fingindo... Está mentindo!

E tudo anda tão igual...
Os rostos... Oh minha nossa... Todo mundo a mesma cara, o mesmo cabelo, as mesmas gírias... Todo mundo é todo mundo... As mesma fudendo merda... Cade a maquiagem!?


Mano, é okey fazer propaganda, não é okey quando se torna uma, é bizarro!

Um comentário:

  1. Eu tambem pensava que favoritos do mês eram tudo compra (e que compras hein), até que eu fui vendo como que funcionava isso, eu não confio muito nos que dizem que a opinião não tem a ver com o patrocínio mas eu meio que duvido que uma marca ia mandar produto de graça pra uma pessoa qualquer correndo o risco de ser queimada, ah mas sei la ne. Eu não acho que eu teria coragem de mentir sobre algo que eu nunca usei ou nem me importo por dinheiro/fama na internet (eu só consigo pensar nas blogueiras que ganham coisa de graça da melissa por exemplo, fazendo 1001 elogios dos produtos incluindo aquela bota de 900,00 e os modelos ridículos e bizarros pra quem "tem estilo" enquanto o que não falta é gente reclamando como alguns sapatos principalmente essas botas acabam com o estado do pé ou até racham no meio)

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...