quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O caso da Dove: O porquê de terem achado que era racismo


Acho que nem todas de vocês viram por se tratar de um drama da gringa, então vou começar a rodada explicando o que aconteceu
Pois bem... vamo ver como estava sendo apresentado na internet... Isso aqui:

Uma moça negra, aí a moça negra vira blusa, meio que a moça branca tira a moça negra como se fosse uma blusa, e pronto... Um monte de pessoas dizendo que a Dove foi racista, pois a moça negra seria algo ruim para ser “tirada”



Esse contexto vem de algo muito antigo, mas que aconteceu recentemente em alguns lugares como a Asia. A pele negra era retratada nas épocas antigas como sujeira, e então era “limpada”, e a pessoa ficava branca, dando a ideia de que negro é sujo e ruim, e branco é limpo e bom... tipo: meu produto é tão bom que limpa a pele negra e faz ela branca... entende?


Sim, isso rola na Asia:

Então já foram espalhando que a Dove fez o mesmo...


O que realmente aconteceu:

Veja a propaganda inteira antes de se levar por conclusões de outras pessoas, ainda mais os ativistas de telão!
Primeiro uma moça negra, depois uma branca, e depois uma morena:

A Dove estava representando em sua propaganda que o seu produto é bom para qualquer pele, [é o que ta prometendo, mas vai saber se realmente é], tanto que depois da branca aparece uma moça parda, provavelmente alguma mexicana ou alguma moça de alguma etnia do tipo... o contexto não é racista porque a pele negra ali não está como “ruim” ou “suja”, mas sim como apenas um tipo de pele que o produto promete cuidar
Parece que a equipe da Dove não viu essa maldade quando colocou a ordem das moças, a moça negra veio primeiro, depois a branca, e depois a morena

Quem viu a maldade só olhou a moça negra e depois a branca, e nem se quer viu o produto, e já tirou essa conclusão...
Eu não vou condenar totalmente as pessoas que fizeram histeria dessa vez porque muita gente foi levada ao erro por causa desse corte que fizeram, e também por causa do histórico...
E de qualquer forma, as marcas tem que ter cuidado com as coisas que postam, ainda mais hoje em dia... pois hoje em dia é muito fácil virar alvo de polemica e ser usado para alvo de brigas políticas...
O que acham desse caso?


*os: sem net, escrevendo pelo celular, então está sem grandes correções... and, só escrevendo pra vocês não esquecerem de mim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...