terça-feira, 23 de maio de 2017

Espera desconfortável

* Isso é uma história antiga e pensamentos pessoais

Okey, a um tempão atrás fui fazer uma visita na casa dela, eu não gosto muito de ir na casa dos outros, eu nem me sinto bem na minha própria casa, como vou me sentir bem no território alheiro? Meio que odeio quando me oferecem comida, ao mesmo tempo gosto, mas sei lá, odeio porque tenho medo de colocarem coisa na comida, se eu não vejo de onde vem, como vou saber o que tem ali?... Olha, não me olhe assim! eu não sou super neurótica, okey!? Só que aconteceu um negócio comigo a anos atrás e eu não me sinto mais confortável em comer coisas da aonde eu não sei de onde vêm, por isso me ofereça direto da fonte, a geladeira, por exemplo
Mas é... Eu lá, entrando... eu entrando, tipo, meu corpo fica: "essa aqui não é a minha casa, hora de voltar..."



Mas ta, aí a primeira coisa que eu vejo é um monte de retratos em quadros na parede, de uma só pessoa da casa praticamente, em algumas poses e com roupas coloridas, eu chego perto da parede  e ela finalmente vem até mim... porque é horrível ficar sozinho na casa dos outros, parece que se perde em um só cômodo... Me chama para sua casa e sai como se eu não estivesse aqui!? Qual seu problema, caralho!?


Enfim, ela viu eu olhar, e aí começou "gostou das fotos?", e eu “...”. Ela continuou a falar e falar "sessão de fotos... fiz essa em um tal lugar... essa aqui foi num tal dia", enquanto ela falava eu tentava ver o rosto dela debaixo daquela edição clichê de ensaios fotográficos comuns, na qual a pele da pessoa fica parecendo um pano de tão aveludada... Ela estava do meu lado... Aquela não era a pele dela... Em nenhum momento ela percebeu que eu estava tentando identificar ela ali nas fotos?...
Mas enfim... Eu ter olhado para as fotos foi um convite para ver algo que ela chamou de book profissional, não sei como, mas nós chegamos aqui, eu vim conversar, mas vamos ver fotos da pessoa do meu lado... então tá, não sei como o sofá se encheu de fotos dela, em poses clichês, eu disse que era ensaio clichê? Poses que se repetiam a cada 5 fotos, parecia um maniquin de loja, sabe aqueles manequins que o corpo não meche, ainda mais com essa pele de pano... “Você parece que nem caga nessa foto”, só eu ri... Porque eu disse aquilo!?
Mas enfim, okey, legal, são bonitas, vivo te vendo, e você me mostrando fotos suas... Interessante
E aí finalmente conversamos... Poderíamos fazer pela internet, mas seres humanos assim gostam de um contato físico... Porque diabos eu tenho que sair da minha casa se quem quer me ver é você!? Vem você!
Oh sim, ela tem um sonho, ser modelo... Olha, não estou surpresa, olha... Esse book
Já chegou a passar em várias entrevistas em agencias, tinha books desde quando era pequena, fotos e mais fotos
E porque né, lá fui eu falar merda denovo, não é tecnicamente uma merda, eu só perguntei, “quantos trabalhos você fez?” E a pessoa me olhou torto, como se eu tivesse cagado na sala
...
E entramos nisso de novo
A pessoa tem um sonho, se enche de coisas em volta dela sobre esse sonho, corre atrás, gasta dinheiro, e fica lá, a vida toda esperando o momento da porta abrir, pronta para fazer... E esse momento nunca acontece
Mas porque ela ficou chateada?

A vida prosseguiu, ela tem um emprego, demorou, mas passou a estudar para uma carreira longe da moda, estava pronta para uma vida “comum”
Me doí a questão dela estar sofrendo por não ter um estilo de vida, algo que não influencia no valor que ela tem como pessoa
Okey, pelo jeito a pessoa deve ficar do lado do celular o dia todo, por anos, esperando o tal momento, e nada, apenas pequenos momentos, e coisas que ela mais gasta do que ganha, apenas para sentir o gosto
Talvez nessas sessões ela sinta parte disso, mas ela se explicando me mostrava que no fundo ela sabe da verdade, que isso não está de fato acontecendo
"mas vai acontecer"
Okey
Sabe, você não precisa de uma agencia para ser bonita, eu pensei, logico que eu não comecei, não depois de ver a cara dela... Se estiver lendo e... E... Oi?... Tudo bem flor... Errr... Enfim, mas as vezes você não tem o perfil desejado, a sorte ou alguém que te apadrinhe para o lugar certo, isso eu disse indiretamente para ela, e ela jogou a peteca de volta, e mostrou uma certeza que de ela estava sim com o perfil certo no lugar certo...
O que?
Isso é um "só preciso de uma chance"?
E se não acontecer?
...
Então espero que todo o tempo perdido em fotos e amostras de um sonho tenham valido a pena, porque são coisas que não voltam, mas que deixam uma marca, porque uma hora a coisa bate na bunda e a gente vê, que aquele modo passivo de esperar não é o melhor, não traz o resultado
Ela é de fato bonita, mas não ao ponto de fazer sucesso apenas por estar ali... Acontece
Essas coisas as vezes pedem sacrifícios que a gente não pode dar, fazer o que?
Ainda mais numa época em que modelos são falsas, as Kardashians da vida, que ganham a vida com fotos editadas... O que esperar em uma época dessa? Em que se compra carreira, não as constroem

Mas eu fiquei pensando... Todo mundo quer reconhecimento por esforços, não é mesmo? A gente perde tempo em algo... Tanto tempo de nossas vidas porque espera que um dia volte, ainda mais quando a pessoa passa a se projetar no tal lugar, no resultado final...
Mas sei lá, essa coisa de ficar no sonho, de ficar esperando... É tão sad, mas creio que todo mundo fica encalhado nesse momento em uma parte da vida... eu estou agora... e por mais que apareça provas de algo pode não acontecer, a gente vira a cara, finge que não viu a vida dizendo o "não" não-esperado...
... Ah... Essas coisas são complicadas...
...
Lembrei disso por causa de algo que anda acontecendo comigo
...

Ao menos ela está arriscando, e eu que não vou?

5 comentários:

  1. Desculpa a pergunta mas qual e o seu sonho?Tirando parecer um Elfo eu nem sei si isso e sonho mas ok

    ResponderExcluir
  2. Faço da pergunta da Ana, a minha....

    ResponderExcluir
  3. Parece que esse meio da beleza exige algo além do esforço. É como aprender todas as tecnicas de pintura: luz, sombra, perspectiva e etc. E isso não será garantia de que irá se pintar uma obra de arte, capaz de valer milhões. Como o Mozart (filme Amadeus) que compunha obras primas e o outro compositor, que de esforçava ao maximo, não conseguia o mesmo feito. Ha, por falar em filme, me lembrei do filme "Demonio de Neon", que conta a história de uma menina que quer ser modelo e acaba ganhando muito espaço na industria, deixando as outras, que se esforçam muito, com inveja, tal como o compositor tinha de Mozart.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cecy!

    Quantos anos a sua amiga tem?
    Eu não sei se ela sabe, mas carreira de modelo geralmente começa na infância ou adolescência, entrar neste mundo depois de adulta é muito difícil, ainda mais sem experiência em outros trabalhos do ramo.
    Se eu estivesse no seu lugar, certamente a aconselharia a ir para São Paulo no intuito de estudar em uma faculdade de moda, desse passo em diante as oportunidades de trabalhar com moda pode ser real, considerando outra profissão além de modelo.
    Ela pode tentar ganhar uma bolsa ou financiar os estudos, se não possuir condições financeiras de pagar uma faculdade integralmente.
    Com uma formação no curso de moda ela pode ser:

    *Estilista, criando sua própria marca e ganhando dinheiro com isso;
    *Produtora, criando desfiles e eventos de moda;
    *Coordenadora de moda, gerenciando a compra ou confecção de coleções em fábricas e lojas;
    *Fotógrafa, realizando a produção dos ambientes e dos modelos para sessões fotográficas de moda para campanhas, catálogos e revistas, entre outros;
    *Ilustradora de Moda, elaborando desenhos técnicos e criando ilustrações que podem ser usadas em revistas, campanhas publicitárias e até vendidas como obras de arte;
    *Personal Stylist, orientando pessoas dando dicas de como se vestir, o que favorece melhor cada tipo de corpo e como combinar estampas e acessórios.

    Esperar sentada diminui drasticamente as chances de uma oportunidade surgir, e se ela quer realizar um sonho vai ter que ralar, trabalhar, estudar e se sacrificar, porque aqui no mundo real nada cai do céu.


    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem? Primeira vez comentando no blog,e considencia ou não,você postou sobre um assunto que eu tava reflitindo um dia desses,Realmente e assuntos complicados de se celecionar por envolver todos esse assustos de como ganhar a vida,e de escolhe que forma ganhar,e por envolver cobraças também,e esses assuntos estão enterligados de tal forma que acaba virando uma bola de neve,e se a pessoa não souber lidar fica complicado

    E sobre o assunto do poste,uma grande guantida de pessoas sonha,ou ja sonhou um dia,com em ser uma coisa que sabe que e meio dificil ou limitado de conseguir


    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...