terça-feira, 20 de junho de 2017

Fama baseada em números: Usar redes sociais para juntar números é uma armadilha

Hoje em dia fama é tudo, e fama não é reconhecido de um feito, não mais... Me diga, qual o feito dos teu ídolos? Um selfie de mais de 100 mil curtias, ou comer quilos de chocolate? Não contam como grande feito, porque todo mundo hoje em dia faz isso.... Basicamente...

Mas é, o senso comum atual é de que fama=numero... Beleza... Então vem junto com a Dora Aventureira minerar números!



Só que tem um problema, números grandes estão perdendo valor, tendo que conquistar mais números para ter o valor, porque qualquer um pode ter... Eu disse, qualquer um... QUALQUER UM... QUALQUER UM... esperando fazer eco até chegar em quem se acha por isso... QUALQUER UM!
Ouch! Tem um eco gritando inveja de volta...
Okey, segura minha bolsa...
Não, não... devolve, aqui dentro eu trouxe fatos
Ha!

Primeiro fato
Hoje em dia existe uma fórmula para ficar famoso em cada rede social, todos os meios têm apenas uma intenção, provocar compartilhamentos, mas que apenas acontece seguindo umas das formulas equivalente a tal rede social.

Facebook é kibação de frases de efeito, principalmente indiretas.
(essas coisinhas sem graça que já deu...)


Instagram é a menina bonitinha de batom mate e pele apagada por algum app de maquiagem
(Classic, e todo mundo tem a mesma cara...)


No twitter frases de efeito kibada mentindo sobre algum feito ou descoberta pessoal



Tumblr é tristeza mais estilo bagunçado (as pseudo models)



Youtube é mais "diversificado", *ironia* ai vem os trends de vídeo, como de camada, 50 fatos, coisas gigantes, reações ou destruir coisas

Se a pessoa segue isso à risca, sem tratar de outra coisa, cada dia mais entrando em um estereótipo, cada vez menos questionando, apenas seguindo a moda do momento, mas números ela tem. O segredo é ser o menos crítico o possível pois críticas dividem pessoas e podem te fazer perder seguidores, só pode criticar algo que todo mundo crítica (coisas que todo mundo odeia)
E ai vem o primeiro problema... Que é o ganho disso, os seguidores... em todos os casos quem mais segue isso são pessoas jovens, que seguem qualquer coisa do tipo, e as meninas seguem mil contas que fazem a mesma coisa... Sim, jovens normais seguem centenas de pessoas ao mesmo tempo, que seguem o mesmo estilo e fazem a mesma coisa... O fato é, é "fácil" ganhar números segundo a fórmula, é questão de o quanto as pessoas te compartilham por acreditar na tal imagem ser legal*, a coisa é que desde então houve uma saturação... Foi ai que começou os problemas

* Tudo que você tem que fazer é provocar compartilhamentos, que é fazer algo que cause admiração, graça ou espanto, e então pedir que as pessoas “mostrem” isso aos amigos, os marcando ou postando em suas redes sociais, ai a galera dá ibope, mesmo sendo algo ruim...

O porquê de você não receber as notificações de todos os seus ídolos "favoritos"
Como eu disse, quem normalmente segue esse tipo de pessoa, segue várias pessoas, que fazem exatamente o mesmo, Instagram por exemplo, toda a menina do Instagram soa o mesmo, com aquele bocão de batom matte, pele falsa, iluminador, roupas de um tal estilo, todo mundo é a mesma coisa... Mas as meninas gostam, e seguem qualquer uma que aparece na mesma linha (eu não entendo, mas okey)
E aí a rede social não consegue enviar as notificações ao mesmo tempo, porque não dá... As redes sociais enviam apenas as mais importantes, que geram interesse no usuário, aquela pessoa que foi pesquisada, ou que curtiu alguma foto.... E como todo mundo anda o mesmo, logo poucos se destacam... Pra você ver, facebook usou isso para lucrar, eles cobram para colocar sua publicação no meio dos destaque e garantir que sua publicação seja vista...
Por isso você vê gente de 200.000 seguidores, mas apenas 50.000 likes por fotos no Instagram, ou 1.000.000 de seguidores no Youtube mas apenas 100.000 visualização... No Facebook é pior ainda, pessoa com um milhão de likes na page, mas alguns mil likes por fotos... Porque, dizendo de novo, seguindo a formula é fácil de início ganhar seguidores, porque a galera jovem segue qualquer um que aparecer por ai, com a cara da moda, mas difícil é tornar isso algo funcional, ou ter um carinho real... Porque para ter carinho é preciso ter conteúdo, e hoje em dia as pessoas apenas editam mais as fotos, ou então exageram em vídeos idiotas, mas não fazem nada de real conteúdo... Apenas entretenimento barato que a pessoa vai esquecer depois de 2 segundo após ver... Se a pessoa esquece de uma foto ou vídeo seu... Elas não vão voltar... Mas os números vão continuar, porque ninguém se lembrar de limpar a lista de seguidos, e ai as publicações ficam longe da zona de destaque...
Isso também acontece porque não existe limite para seguir, você apenas segue, e as pessoas não pensam sobre isso... Agradou um pouco, pediu seguidores? Toma mais um...

O segundo é a decadência
Como eu deixei claro, você precisa da formula, que falha no ciclo de seguidores atuais, então para continuar as pessoas ao invés de perceber que tipo de pessoa estão atraindo, elas apenas continuam, dando esse valor a números de seguidores... Porque as pessoas de fora, telespectadores, dão valor a número (acham que você te, algo a oferecer se muita gente estiver te seguindo), e então o número cresce, mas conforme o número vai crescendo... Um novo conceito de fama nasce, se antes era 50.000, depois é 100.000, 200.000... E ai vai, então os números vão ficando com o valor “baixo” por causa da saturação...
Pensa assim, uma garota padrão media no insta tem 100.000 seguidores atualmente, então ter 100.000 passou a ser “nada”, logo as pessoas tem novas metas...
Ter seguidor não é mais uma conquista que vale por cada indivíduo conquistado pelo seu conteúdo, mas sim metas sem fim... Apenas números... Números que perdem o valor cada vez que a “média” cresce

Não existe limites, qual o maior número do mundo? Não existe.
Atualmente as maiores pessoas da internet se tornaram conhecida pelas seus números juntados, apenas por isso, mas muitas delas não tem conteúdo e suas vidas uteis serão esquecidas na internet depois de um tempo (quando a graça acabar), mas basicamente, a pessoa vira um número, quando você se torna alguém padrão, uma isca para seguidores, você é seu número... Se seu ídolo tem menos do que a metade de likes ou visualização por postagem... Ele falhou em ser marcante, mas... Ao menos conquistou números...
Tais números nunca vão ser o suficiente para essas pessoas, nunca, porque elas precisam disso para “sobreviver”
E ai vem o próximo


Seguidores fantasmas
O terceiro é a coisa de comprar seguidores, qualquer pessoa com menos de 50 reais consegue ser famoso no dia para noite... E qual a graça de comprar a própria conquista? Ora essa, para ser famoso (?), porque as pessoas dão importância e auto justificativa (acreditando que você é especial) se você tiver números, e ninguém deixa na cara que ali foi comprado números... Qualquer um pode fazer isso...
Mas aí tem o ultimo problema, que derruba tudo

São os seguidores fantasmas... No meio de números conquistados pelo momentos e compras, terão os zeros sem valor nenhum, que são aqueles 100/1... A cada 100 seguidores, apenas 1 vê algo postado... Os seguidores fantasmas são seguidores que nunca verão o que você postou, logo eles não tem peso nenhum, apenas por aparências, o ídolo basicamente está fazendo um show em um estádio enorme, porem vazio
Muita gente que sofreu de saturação agora lida com seguidores fantasmas, que a cada dia cresce, basicamente é isso que está acontecendo nas redes sociais, pessoas com números, conquistados facilmente, em questão de semanas ou até dias, porém... Números vazios, apenas simbólicos
Logo... Não tem importância, números sem importância... É tudo tão vazio e sem graça...

E isso fica para dica a quem quer trabalhar com mídia, não se foque em números, mas sim em pessoas interessadas no teu trabalho, é melhor ter 1.000 consumidores reais e fieis, do que 100.000 fantasmas que apenas estão lá por que se é popular

3 comentários:

  1. As pessoas de fora supervalorizam os numeros mesmo, eu vejo perfil de IG que nem é lá essas coisas que a cada dia o número sobe mais e mais mesmo sem nem postar nada. Um perfil de 450 mil seguidores mas só recebe no maximo 40 mil likes por post, cade o resto das 410 mil pessoas? Deve ser cansativo. Eu tive o meu perfil durante um tempo mas tirando algumas pessoas que tinham interesse de verdade, a maioria de quem seguia parecia que só fazia isso pra aumentar os próprios numeros, é aquele método ridiculo chamado follow/unfollow onde voce segue varias pessoas aleatorias pra fazer elas seguirem voce de volta dai depois de uns 2-3 dias da unfollow em todo mundo e procura mais "vitimas", acho isso o cúmulo do desespero. E voce acha normal um anonimo qualquer que faz tudo o que outras pessoas fazem com 10 posts e quase 8,000 seguidores e 7,000 likes em cada post? Eu fui olhar os seguidores e mais da metade era perfil zerado, olha que redutivo! Tinha perfil de "divulgação" que sempre divulgava de graça quem tinha 73646816371 seguidores mas os que tinham 50, 100, 200, tinha que pagar. Eu fui embora do IG porque eu nao queria servir de bengala pra ninguem, mas eu acho que vou voltar um dia porque eu quero fazer commissions e atualmente é o lugar menos pior pra postar arte. Se bem que eu acho que não deve demorar muito ate aparecer outra rede social ou outra nova "meta" e essa gente anonima de não sei quantos mil seguidores caírem no limbo

    Eu tambem nao sei como alguem consegue seguir 300, 600, 1,200 perfis e said dando follow em todo mundo que ve pela frente, eu seguia uns 15 que eu tinha interesse de verdade e ja achava dificil acompanhar todo mundo

    ResponderExcluir
  2. Esta postagem me lembrou anos atrás (como se eu fosse velha rçrçrç) que a "moda" era ter um bloguinho legal. Uma vez a moda era ter blog de tutoriais e goodies (html), nascia um por dia (não literalmente, mas parecia), outra vez era blog pessoal e assim vai indo.

    Aí o tempo foi passado, muita gente desistiu ou sumiu de vez. :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também tem relação com seguidores. É claro que tinha blog que merecia tudo de bom e do melhor por causa do conteúdo, só que outros só faziam a mesma coisa. ;^;

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...