domingo, 18 de junho de 2017

Vale a pena registrar um domínio? Minha experiência com isso

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo, o quanto custa, como faz, se vale a pena, e tal... E decidi fazer um post depois que alguém perguntou (já que eu não tenho o que postar no momento hehehe)...

Então, faz um tempão que eu fiz isso, comprei meu próprio “.com”, quem me acompanha sabe, e eu me lembro bem o quando eu fiz, porque foi bem emocionante, pois eu tinha acreditado que tinha dado errado... Mas não... Está até hoje aqui...



Vamos as perguntas

Primeiro:
Domínio: Domínio é o endereço de um site, é o que é meu cecyaguilera.com
Hospedagem:  É tipo uma nuvem online, é comprar um espaço para por suas coisas, fotos e arquivos, que serão colocados online e moldados da forma e o gosto do dono do domínio
É bom entender essa diferença para não se confundir e acabar comprando um ao invés do outro

Existe domínio de graça?
“SEUNOME.COM” NÃO! Agora os clássicos SEUNOME.BLOGSPOT.COM sim, tem vários, tem do wordpless, tem Tumblr, e outros...
Por que? Pensa assim, ninguém trabalha de graça, se faz de graça, é apenas uma amostra...
Dá trabalho manter um site no ar, eles precisam de equipe, gente que cuida, que mexe com os paus de lá para manter sua “ilha” (seu site) em pé para que os barcos cheguem até você, então não existe de graça, não mesmo, se alguém oferecer... Ai tem coisa...
E porque blogspot.com ou Wordpress.com é gratuito? Porque é um serviço de "amizade", eles ganham com blogueiros, eles ganham com pessoas que se dedicam a blogs, que colocam propaganda e chamam atenção de público, não é de graça, porque você tem que trabalhar para chamar atenção que eles vão receber uma parte com isso... Meio que o blogspot.com é o site deles... Vou explicar assim, blogspot.com é um pais, e eles te dão uma fazenda perto do mar, e ai você coloca um nome e recebe visitantes e tem chance de mostrar sua arte... Mas para ter sua própria ilha precisa comprar uma...


É caro ter um site?
Depende de quanto você ganha... Se você for jovem e não tem renda fixa, é caro sim...
Mas normalmente você paga uma vez por ano, só que o que pega é que se não pagar antes do dia, perde, eles dão para outra pessoa, ou paga multa se ninguém quiser e você querer de volta.
O quanto isso vai custar, depende do quanto você vai investir... Pense nisso como investimento, você está investindo na própria ilha, e tem vários tipos de ilhas para comprar...
Tem o simples, que é só o nome, costuma custar de 45 á 100 reais por ano em sites mais ou menos... Sites mais ou menos é o que eu uso, e esse tipo de site costuma tirar o seu site do ar... Diversos motivos, se caso muitas pessoas te visitarem o site cai do ar, ou algum problema lá dentro... Então vamos dizer que é uma ilha de lama, se muita gente pisar... Afunda...
Tirando isso tem os "países" que oferecem ilhas de boa qualidade, mas eles costumam cobrar por mês, uns 200 reais para cima, mas a coisa nunca cai do ar!
Outra coisa é que a primeira compra sempre tem desconto (que some no segundo pagamento) você consegue o primeiro ano por até 6 reais no godaddy em dias especiais! Mas como eu disse, apenas uma vez... Os outros anos o preço volta ao normal...

Qual sites vendem "ilhas"?
O nome disso é comprar um domínio... DOMÍNIO! lembre-se do nome quando comprar, você vai REGISTRAR SEU DOMÍNIO!
Comprar uma hospedagem é outra coisa, isso seria as arvores, as montanhas... o conteúdo, e isso o blogger dá isso de graça... Tem site que vende isso, e cobra caro por isso, eles oferecerem "materiais" como lugares para por fotos, ou modelos de site (como o Wix.com, que vive fazendo propaganda por ai), mas costuma ser bem simples, tipo site de banda, apenas para servir de amostra de alguma coisa (serve para quem quer colocar algumas mídias), tirando isso, é melhor escolher um site como blogger ou Wordpress ou então Tumblr... Ou seja, se for para bloggar, colocar varias coisas e você mesmo personalizar, é melhor vir nos clássicos grátis, mas se for uma banda, empresário ou vendedor, é melhor comprar uma hospedagem profissional...

Mas votando... quais sites vendem “ilhas”?
Eu uso e recomendo o godaddy... O papai aí é o mais barato e melhorzinho do mercado, tem muitos haters, mas tais odiadores estão em sites melhores e mais caros... Olha uns preços:

Godaddy: 44 reais (ano)
Registro.br: 40 reais (ano)
Hostgator: 44 reais (ano)
Veja mais preços aqui: (link)

Ai tem outras coisas a se comprar,..
Para a segurança para você e dos seus visitantes tem o "registro privado", como assim? Isso evita que qualquer um consiga rastrear aonde você está... Sim sim, qualquer um pode rastrear dados do seu site, e eles vendem a sua segurança (no capitalismo eles dão um jeito de lucrar até o último centavo)...
Quando você registra um domínio tem que colocar número de telefone, endereço e tal, e quando você compra a segurança esses dados serão escondidos ou substituídos pelos os da empresa que você comprou sua ilha. Custa mais 20 á 40 reais por ano (ou por mês dependem do site)

Também tem outros serviços, como comprar vários nomes ao mesmo tempo, como o ".com" ".org" ".com.br", mas é gasto a mais, para que? Para evitar que registem uma parodia do seu site?
Também tem os servidos de e-mail que soam como profissionais, mas isso o Google da de graça...
Eles também vendem nuvem, sem ser a hospedagem, mas algo como onedrive, um lugar para guardar coisas no privado, e também a hospedagem
Tem gente que gasta uma nota por ano (ou por mês), comprando todas essas coisas, mas no final a ilha vira um pais cheio de coisas a oferecer. Aí depende do o que você quer
Eu recomendo apenas comprar o domínio e registro privado, ou seja, a ilha e uns guardas, isso custa para mim mais de 90 reais por ano, dependendo de como o dólar vai...
Sobre como fazer o resto de graça, qual vale mais a pena, blogger ou wordpress, as nuvens, e os e-mail... deixo em outra postagem...

Vale a pena comprar um site?
Depende do que você procura...
Leia os tópicos e isso vai te responder

Isso vai me fazer soar profissional?
Depende do seu conteúdo, se você é alguém famoso ou alguém algum real jornalista isso é meio que obrigatório, ter seu próprio domínio, para ter seu lugar oficial que sirva de guia a seus seguidores e fans, mesmo que isso apenas redirecione a alguma rede social (dá para fazer isso, o domínio é apenas o endereço, o nome, e ele levará para o lugar que você quiser, muita gente registra e coloca para redirecionar a o youtube oficial, por exemplo)
Mas se você é um blogueiro de pequeno porte, de 0 á 100.000 seguidores, isso não faz muita diferença, só para impressionar pessoas novatas na internet, que acham incrível qualquer coisa diferente, ou torna mais fácil chegar na sua ilh,a se caso decorarem o nome do seu domínio (mas ai depende do nome, se for muito longo não dá... TEM GENTE AQUI QUE ERRA O AGUILERA, TO FALANDO COM VOCÊ NICO)... Mas a maior parte das pessoas não olham para o endereço do site e usa como algum peso... Muitos sites famosos nunca compraram um domínio e nunca tiveram um problema... A coisa de ter seu próprio .com veja mais como um sonho de consumo. Porque seus seguidores ou fans em si não vão usar como peso a nada, o que importa é o conteúdo que você oferece

Mas se você é alguém independente, ou deseja se tornar, faz um conteúdo 100% seu, tipo faz música, escreve textos grandes ou livros, desenha, pinta, amostra o corpo, cozinha ou qualquer coisa do tipo, isso tem seu peso... Mas se tu é blogueiro, que nem eu... Meu conteúdo não é 100%, a única coisa minha é a opinião, história pessoal e minha cara, o resto eu uso de base imagens e notícias de outras pessoas, ou seja... Eu não precisaria...


Isso me tornara mais famoso?
Não! O que torna alguém famoso não é mais isso... Isso te fazia famoso à anos atrás, quando ter um domínio era algo super raro. Hoje em dia uma criança qualquer compra.
Lembre-se que se você comprar apenas por fama vai se frustra... Blogge por amor a compartilhar ideias, sentimentos ou bobagens, não por fama... Fama acontece provocando compartilhamentos, e não assim
Também lembre-se que que a internet tem muitos oceanos, e camadas de oceanos, muita gente, muitas ilhas, muitos países, muitos piratas, muitos barquinhos por ai, uma coisinha pequena não fará diferença, acaba sendo apenas um gasto amais...


Isso me dará status?
Depende...
Isso faz efeito, como eu disse, com pessoas profissionais, artistas ou celebridades, pessoas que tem algum reconhecimento por fazer algo independente, tendo já suas marcas, tirando isso, é um gasto amais.
Algumas pessoas, mas poucas mesmo, ainda dão algum sentimento ao .com, mas funciona só você for profissional

Porque não comprar um:
Você não pode desistir do nome!
Eu registrei como cecyaguilera.com, e vocês sabem porque, e adivinha, eu já não gosto tanto... Isso porque de uns anos para cá eu passei a não suportar mais música pop, como eu fazia antigamente, e isso está acontecendo até com a xtina, esses dias eu me peguei apagando algumas músicas dela... Então, o nome Aguilera com o tempo não vai mais me representar, e eu já escolhi um melhor... Mas advinha... Não é como blogger, você não pode ir lá e mudar quando quiser, se você fizer, vai ter que cancelar a comprar, e isso apenas fara seu site cair do ar, e não importa quantos dias você ainda tinha (se você apenas usou dez dias e desistiu), eles não devolvem o dinheiro, porque eles te deram o produto, a ilha, e no máximo vão derrubar a ilha, e não mudar de lugar. Então escolha bem seu nome... Ou seja, não tem chances de arrependimento sobre o endereço
E aí tem outro problema, desistiu? Apenas deixar o um ano passar e troca de nome? Não. Porque se esse endereço chamou a atenção de seguidores, quando você mudar, eles continuaram indo para o mesmo lugar... Então você terá que comprar duas ilhas, a antiga e a nova, e na antiga colocar um aviso para ir na nova... Até que as pessoas passem a te reconhecer por este novo endereço, mas serão dois gastos ao mesmo tempo...
...
Sobre isso, apenas por curiosidade, vou manter o cecyaguilera até o fim, usarei a outra ideia para domínio no futuro, para colocar minhas músicas... Já que vocês me conhecer como Cecy Aguilera com blogueira, vou me manter amando isso... Amo porque vocês amam... E eu também me acostumei com o sobrenome Aguilera, é praticamente meu nome ultimamente, eu respondo mais com ele do que com meu sobrenome real...

Porque eles cobrar multa se você esquecer, e você pode esquecer
Para evitar perda de energia desnecessária de ir e voltar com ilhas, eles cobram multas, que são acima de 200 reais se caso você esquecer um dia se quer do pagamento... Ou seja, vai ser uma dor de cabeça, e se seu blog conseguir muitos visitantes, vai ter gente querendo a ilha sem hesitar, e eles vende, e você perde tudo...
E esquece mano, eles mandam um aviso pequeno, que fica perdido no seu e-mail, e depois um grandão de O ANO PASSOU E A BOBA DORMIU NO PONTO, DÁ 200 OU A GENTE PASSA PRO PRÓXIMO... VAI OU PERDE? SE QUE SABE, LINDA! TO CHEIA DE CLIENTE



Porque pode ser um gasto amais
Eu fiz por amor, porque eu gosto de ter esse contato com vocês, e queria isso, meu próprio nome.com, era um sonho de consumo, fui lá e fiz (se eu fizesse as coisas por fama eu teria ou desistido faz tempo, ou daria uma de Lucas Neto e faria o que eu critico)
Mas você pode mudar de ideia e isso acabar sendo um gasto a amais, porque a gente se apega ao .com, e aí você para de postar coisas mas continua pagando... Porque não quer abrir mão ou acha que um dia pode voltar, e a maioria não volta, e gente cresce e as coisas perde a graça, a internet perde a graça... Se você deixa no free, pode ficar anos, você não paga. E fica intacto no ar...

Por que comprar:
Porque é muito legal e radical
É chick
Você apenas diz o nome.com e s pessoa acha. Sem problemas
Fica mais curto
Cabe em descrisoes pequenas
Você é o pontinho independendo no meio dos blogspot.com
.com é legal
Te dá uma assinatura, uma marca, uma assinatura que ninguém liga
Você vai olhar no espelho e dizer “QUEM É QUE TEM SEU PROPRIO DOMINIO? ESSA VADIA MESMO! BJ!”
Você vai dizer “RECLAMAÇÕES, DEIXA NO MEU SITE, MEU AMOR”
90 reais de lanches por ano serão gastos no teu próprio site que ninguém come
Vai te fazer se sentir obrigado a bloggar para fazer o gasto valer a pena

...



Alguma pergunta amais?
As pessoas só me perguntam o preço e se isso vai as deixar famosa... O resto são detalhes amais que eu decidir colocar, pode me agradecer depois

3 comentários:

  1. Socorro, fui descoberta

    Shdhsug-hagdhhshshahshywyauauaah, depois que li eu ri o post inteiro :c


    Eu sofro de preguiça de escrever e escrevendo seu nome de qualquer jeito no Google sempre da seu site, então vou continuar assim :c

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...