quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Copiar é errado?

A coisa sempre foi assim: Um artista aparece e faz uma coisa, tem um tanto de recebimentos e fãs, ai uma empresa vê um potencial ali, ao invés de dar a oportunidade pra esse artista, simplesmente constrói outro artista, pega a ideia desse primeiro artista, copia descaradamente, só modifica se for pra deixar bobo, então investe nesse segundo artista, que faz um sucesso enorme, e o primeiro artista é esquecido, ou até acusado de plagio... SERIO...
Ou então artistas que vivem de copias, que copiam artistas menores e ganham todo o credito


Se bota no lugar, ir lá, trabalhar numa ideia, trabalhar para ser reconhecido por ela, e então quando você olha para cima, alguém esta fazendo sucesso com ela
A coisa é, o fato, que ideias do tipo não tem dono, mesmo que você compre um copyright, são imagens ou sons, coisas que você não pode pegar com as mãos e nem guardar em um lugar, estão abertos para qualquer um procurar, ver e ouvir
Outra coisa é que... nada é 100% criativo, tudo é inspirado em alguma coisa...

Que ai vem a diferença... da inspiração para a copia...

As primeiras musicas, modelos de roupas e pinturas foram inspiradas na natureza, ai a criatividade criou formas, mas dificilmente algo aparece totalmente novo, mas esse novo sempre tem alguma base do passado... você não pode inventar uma nova cor, porque todas elas existem, mas pode criar uma combinação delas que pode ser inovadora...
Muita gente usa de base outras obras de arte, porque essas artes são influencias, ou uma inspiração ou então um incentivo, e isso pode até ser uma homenagem a sua base
A coisa de fazer por inspiração tem uma "sinceridade" no trabalho, tipo tem suas mãos ali... que vai de contra a copia
Esse tipo de copia é como se fosse um roubo, a pessoa pega o trabalho de alguém, mas não como base, mas sim ela rouba a ideia e usa... como se fosse literalmente dela... não existe um trabalho manual do ladrão, apenas existe para disfarçar, limpar os rastros que podem indicar que aquilo foi feita por outra pessoa
Quem copia faz na intenção de roubar e tirar vantagens disso
Quem se inspira sente a arte do outro e deixa uma influencia ser uma guia do próprio trabalho, quem se inspira trabalha de qualquer forma no próprio trabalho, já quem copia não, não existe um trabalho digno aqui
 
A indústria da artes atual vive de copia
Seja as de filmes, a musical ou a de moda...
Toda ela fica "reciclando" trabalho de artistas menos conhecidos, ou trabalhos de anos atrás que as pessoas esqueceram, mudam algumas cores e pronto... trabalho novo, hora de pegar os lucros!
Eles usam o fato que jovens ligam para a idade das coisas, ou de onde saem ela... que ligam para o status daquela coisa, ou de como isso chega até elas
A indústria atual brinca com a falta de informação das pessoas e usa isso para lucrar
A coisa é... é muito injusto para quem cria de verdade, a pessoa, mesmo não querendo, acaba se tornando fonte para ladrões, e ela não pode controlar isso

E não existe um jeito de parar, no momento que sua arte está nos olhos dos outros, ela está aberta a ter a ideia roubada, porque as pessoas não tem um senso que é errado usar o que é dos outros por beneficio próprio, e não dividir um lucro que nem os pertence
A coisa sempre gira em torno de ser a pessoa que "criou", sabe, ter o nome nos créditos, mesmo não tendo criado, ou ter todos os lucros, mesmo não merecendo, as pessoas querem o resultado, mesmo não ter tido trabalhado por isso


Copiar é errado, roubar dos outros é e sempre foi errado...







Um comentário:

  1. É por isso que eu as vezes tenho medo de expor o que eu faço mesmo sabendo que não é e jamais sera 100% original (assim como todo mundo), ainda mais em certas plataformas sociais onde qualquer pessoa pode pegar uma imagem sua e usar sem autorização (seja repost ou falar que fez ou ter a cara de pau de refazer e ainda copiar o estilo/fonte de assinatura ou marca d'agua do autor original como eu ja vi varias vezes), me fez lembrar de casos em que essas marcas de massa pegam uma coisa e transformam em algo de desejo sabendo que vão comprar só pela marca/status sem nem saber do que se trata, tipo isso: https://www.dailydot.com/unclick/barneys-antifa-jacket/

    Não tem a ver com o post mas voce ta vendo o tanto de exposed party e merda que ta sendo jogada no ventilador de hollywood esses dias? Parece que todas aquelas teorias de conspiração, illuminati, MK ultra e etc é tudo verdade, eu nem sei porque ainda me choquei com isso: http://www.papelpop.com/2017/11/atriz-smallville-culto-escravas-sexuais/

    ................

    ResponderExcluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender a minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheia. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...